Marcenaria e carpintaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 Senac – Santos  Técnico segurança do trabalho – Profº: Rogério

Alunos: -

Marcenaria
A marcenaria evoluiu da carpintaria, na atualidade sofreu algumas mudanças, pois o profissional nesta área trabalha principalmente com laminados industrializados (madeira), como compensado ou contraplacado, aglomerado, MDF, laminado melamínico, folhas de madeira, etc. O marceneiro deve ter vastoconhecimento do uso das ferramentas e materiais dessa área. No uso de máquinas (serra circular ou de fita, tupia, formão, desempenadeira, etc.) a cautela é primordial, pois qualquer acidente pode ser irreversível.  Carpintaria – O Carpinteiro é um profissional indispensável na construção civil, sendo ele o responsável pela construção de fôrmas de madeira para enchimento de concreto, ou trabalhos deestrutura de telhados, ou esquadrias de portas e janelas, quando de madeira. O trabalho em uma carpintaria envolve frequentemente a utilização de esforço físico e trabalhos ao ar livre. A carpintaria também é responsável por trabalhos ornamentais como marchetaria, assim como trabalhos grandes, como a carpintaria naval. O carpinteiro se dispõe de várias ferramentas de trabalho, como a serra circular,formão, trena, serrote e prumo.

 EPI´S –
- Carpinteiro/Marceneiro – óculos de segurança contra impacto, protetor facial, avental de raspa, luva de raspa, protetor solar e calçado de segurança.
18.7 Carpintaria 18.7.1 As operações em máquinas e equipamentos necessários à realização da atividade de carpintaria somente podem ser realizadas por trabalhador qualificado nos termos desta NR. 18.7.2A serra circular deve atender às disposições a seguir: a) ser dotada de mesa estável, com fechamento de suas faces inferiores, anterior e posterior, construída em madeira resistente e de primeira qualidade, material metálico ou similar de resistência equivalente, sem irregularidades, com dimensionamento suficiente para a execução das tarefas; b) ter a carcaça do motor aterrada eletricamente; c) odisco deve ser mantido afiado e travado, devendo ser substituído quando apresentar trincas, dentes quebrados ou empenamentos; d) as transmissões de força mecânica devem estar protegidas obrigatoriamente por anteparos fixos e resistentes, não podendo ser removidos, em hipótese alguma, durante a execução dos trabalhos; e) ser provida de coifa protetora do disco e cutelo divisor, com identificaçãodo fabricante e ainda coletor de serragem. 18.7.3 Nas operações de corte de madeira, deve ser utilizado dispositivo empurrador e guia de alinhamento. 18.7.4 As lâmpadas de iluminação da carpintaria devem estar protegidas contra impactos provenientes da projeção de partículas.

18.7.5 A carpintaria deve ter piso resistente, nivelado e antiderrapante, com cobertura capaz de proteger ostrabalhadores contra quedas de materiais e intempéries.

Montagem de forma
- Descrição da atividade
O serviço de montagem de fôrmas normalmente é realizado por um carpinteiro, trata-se de um trabalho que exige certa habilidade e noção espacial. A fôrma funciona como uma espécie de molde descartável para as estruturas de concreto maciço. Montar-se uma estrutura temporária independente que envolve a futuraestrutura em concreto, após o processo de concretagem essa fôrma é desmontada e finalmente tem-se a estrutura final. Instrumento: Martelo, nível, prumo, trena, lápis, serra circular, furadeira e alicate universal. Material necessário: placas de maderíte, pregos, fio de nylon ou metálico, tábuas, pontalhetes e arame. Equipamento de proteção individual: Capacete, protetor facial, protetorauricular, uniforme, óculos de proteção, luva de vaqueta, bota de segurança, cinto trava queda e protetor solar. Maneira correta de utilização:  Estruturas de concreto NR-18.9 As fôrmas devem ser projetadas e construídas de modo que resistam às cargas máximas de serviço. Durante a desfôrma devem ser viabilizados meios que impeçam a queda livre de seções de fôrmas e escoramentos, sendo obrigatórios a...
tracking img