Marcadores conversacionais nas historias em quadrinhos do menino maluquinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANCHIETA
CURSO DE LETRAS



LEONARDA LUNA DE SANTANA

















MARCADORES CONVERSACIONAIS NAS HISTÓRIAS
DO MENINO MALUQUINHO E SUA TURMA






















SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP
2008

LEONARDA LUNA DE SANTANA


















MARCADORES CONVERSACIONAIS NAS HISTÓRIAS
DO MENINO MALUQUINHO E SUA TURMATrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Letras da Faculdade Anchieta, de São Bernardo do Campo, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura Plena em Letras Português e Inglês e respectivas Literaturas.
Orientador: Prof. Msª Lindinalva Z. FernandesSÃO BERNARDO DO CAMPO
2008




LEONARDA LUNA DE SANTANA












MARCADORES CONVERSACIONAIS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DO MENINO MALUQUINHO E SUA TURMA


















Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Letras da Faculdade Anchieta, de São Bernardo do Campo, como requisito parcial para obtenção do grauLicenciatura Plena em Letras Português e Inglês e respectivas Literaturas.





COMISSÃO EXAMINADORA








Profª. Msª. Lindinalva Zagotto Fernandes
Faculdade Anchieta
Orientadora






Profº. Dr. Marcelo Silveira
Faculdade Anchieta
Banca ExaminadoraÀ Olga, minha adorada mãe, que sempre acreditou em mim. Ao meu filho pela compreensão de minhas ausências.






AGRADECIMENTOS



Agradeço a Deus, por me proporcionar esse momentoúnico de aprendizado. Aos meus professores Lindinalva e Marcelo, que incansavelmente se dedicaram para que esse trabalho fosse concluído. Esses mestres jamais serão esquecidos, pois formaram seres humanos que farão a diferença no mundo, eu sou um deles.

A minha família por ser paciente e entender a vontade de concretizar algo tão esperado, uma vitória que abrirá portas para muitas outras.

Queroagradecer aos meus amigos pela colaboração e força em todos os momentos: Edna Regina, Ivanisa Soares, Silvio Custódio e Larissa Queiróz, por nossa amizade e os momentos de alegria que com certeza serão sempre lembrados.

A todo o corpo docente que ensinou de maneira muito dedicada, e por essa razão iniciamos um vínculo além de professor-aluno, um vínculo de verdadeira amizade e será lembradopor momentos únicos de aprendizado, não só de conteúdo secular, mas de lembramos a verdadeira função de um professor, lidar com vidas.Num texto, certos elementos comparam-se aos fios que costuram entre si as partes de uma vestimenta. Cortados esses fios, o que sobra são simples pedaços de pano.


Platão & Fiorin


RESUMO



Esse trabalho tem por objetivo analisar os marcadores conversacionais, modalidade da língua falada nas histórias em quadrinhos. Os Marcadores Conversacionais estudados na Análise daConversação pertencem à modalidade oral, porém estão presentes nos textos em quadrinhos, pois os balões são uma representação da fala. Para atingir o objetivo foi selecionado um corpus constituído por oito exemplares da revista em quadrinhos do Menino Maluquinho, do autor Ziraldo. O aspecto abordado trata-se em identificar quais são os marcadores freqüentes nas histórias e analisar as funções...
tracking img