Maravilhas da natureza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A terra, 4 bilhões e meio de anos atrás. Sem água, sem vida, sem futuro, no entanto uma série de desastres transformou esta terra em culta e sem vida em um planeta azul. Com montanhas coberta de gelo, selvas exuberantes e quenio sinuosos. Uma história sendo escrita a 4 bilhões e meio de anos e que começa com uma explosão.
Há pouco mais de 4 bilhões e meio de anos, um acontecimentomudou parasempre o nosso mundo. Um planeta do tamanho de Marte colidiu contra o nosso, fundindo os dois. Essa colisão deu início ao movimento que acabaria mudando o nosso mundo transformando-o em uma área desolada no planeta verdejante que conhecemos hoje. Todos os dias aprendemos coisas novas sobre o nosso planeta e esse não é o tipo de geologia que pode ser examinado em laboratório, para entende-lo é precisoum tipo especial de cientista que vai ao extremo para conseguir respostas, para desvendar a verdadeira história do mundo é preciso vive-la. E o que se descobriu foi que uma combinação de uma série de catastrofes e violentos cataclismos deu origem ao mundo que conhecemos. Este tranquilo planeta azul foi forjado pelo amagedon.
4 bilhões e meio de anos atraz a terra era um inferno vulcanico, osgases desse caos formaram uma atmosfera primitiva, hidrogênio combinado com oxigênio criaram água que acabou cobrindo o planeta. Mas no innício não havia terra nos vastos mares do planeta, apenas água tingida de verde pelo vazamento de ferro do núcleo da terra. Então de onde veio a terra? A resposta não está na superfície, mas nas profundesas do coração do planeta. O mundo como o conhecemos flutuasobre o mar de rochas derretida(o magma) que borbulha sobre a crosta onde pisamos, quando os dois mundos colidiram há 4 bilhões e meio de anos, eles se fundiram e se formaram em um planeta tão enorme que as expressões extremas derreteram seu interior. O resultado foi lava, rocha que se derreteu a ser submetida a temperaturas extremas, essa é a escência que criou o mundo, nos oceanos da terra aindajogem, cuja crosta tinha apenas 5 km de profundidade, a lava forçaria o seu caminho para cima atravez de pontos vulneraveis conhecidos como rots pot espalhados por todo o planeta e perto da costa do havai o geologo... consegue vê-los ainda ativos, ele esta observando um processo que se repete a mais de 4 bilhões de anos “vejam, é dessa maneira que as ilhas se formam, são rochas derretidas não éuma lareira com lenha queimando, na verdade são rochas encandecentes” o magma líquido originário da fornália mais abaixo força seu caminho atravez da crosta, e quando a lava atinge a água ela se solidifica “é possivel vê a formação de uma crosta no contato com a água, começa com centimetros lentamente, são alhuns metros e derrepente à uma nova ilha relativamente desenvolvida”. A medida que a lava seacumula sobre a crosta recem solidificada mais terra se eleva do mar, e eis que surge uma ilha. Há 4 bilhões de anos, o nosso planeta era um mundo de ilhas vulcanicas erguendo-se no mar verde nocivo, mas isso é só um lado da história. Transformar ilhas em continentes requer uma força ainda mais encontrolaveu que aquela da lava, a superfície do globo é composta por placas tectônicas seguimentos dacrosta terrestre que se irradião atravez de pontos vulneráveis no leito do oceano e migram sobre o magma no interior da terra, seus limites são marcados por uma enorme quantidade de atividade vulcanica, pois a colisão entre as placas lembra o apocalipse. Quando as placas entram em flequição projetam a crosta para cima, formando gigantescas cadeias montanhosas, criando na terra um verdadeiroinferno de atividades vulcanica, essa atividade se chama deriva continental e essa é a forçaque constroi o mundo. Por bilhões de anos a deriva continental acumularia massas de terra cada vez maiores até que cerca de 1,8 bilhões de anos atrás uma colisão gigantesca criou condições que revolucionaria a vida na terra, o aventureiro... foi ao grande qênio, onde o geólogo... fará evidências sobre esse...
tracking img