Mar adentro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O longa trata fundamentalmente da questão da eutanásia (no caso a ativa, que é provacada por uma ação), em que o protagonista Rámon, depois de passar mais de duas décadas vivendo - ou nãovivendo, como ele diria - em uma cama, resolve ter uma morte digita, legalmente autorizada pelo governo do seu país, a Espanha. Ao longo dessa luta jurídica, o diretor mostra-nos, brilhantemente,a vida de Rámon no sio da sua família, sendo amparado, com muito amor pela sua cunhada, sobrinho e amigos diversos que ele ainda mantém, mesmo com a sua vida reclusa. Ele recusa a aceitar-secomo um tretaplégico e, por isso, não sai da cama, sendo que obviamente todos os cuidados são tomados para evitar consequências da sua permanência por muito tempo na mesma posição.

Por essemotivo, boa parte da história passa-se no seu quarto, com lindas lembranças e "viagens" do protagonista. Essas viagens levam-no, votando na sua imaginação, ao encontro do mar, que o marcou -desde a época em que era marinheiro até quando quebrou o pescoço em um mergulho distraído, além de levá-lo ao encontro de situações que desejava viver (como quando se apaixona pela advogadaJúlia). É ela que, voluntariamente lidera a busca de Rámon pela sua liberdade de não mais usufruir do seu direito - a sociedade trata como um dever - de vida. Surpreendentemente, mas não poracaso, Júlia sofre de uma doença degenerativa que a coloca em uma situação (ou pelo menos na perspectiva de uma situação) parecida com a de Rámon. Ao coletar informações sobre o seu cliente, elaajuda a conduzir a história de Rámon e a nos sensibilizar fortemente em todo esse processo.

Com um papel forte na história, Rosa, uma operária de fábrica, aprender a amar e descobre melhor oque é o amor através do seu contato com Rámon. Eles iniciam esse relacionamento de amizade (por parte dele) e amor (por parte dela) através da curiosidade de conhecê-lo ao vê-lo na TV.
tracking img