Maquinas termicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E. David Campista

Máquinas térmicas e o efeito estufa

Sabrina Karla Tellini Silva

Poços de Caldas
2012

Sabrina Karla Tellini Silva

Máquinas térmicas e o efeito estufa

Trabalho de Física do 1º EM sob a
orientação da professora Christiane

Poços de Caldas
2012
Índice
*Introdução....................................................................................................... Pag. 4
* Desenvolvimento............................................................................................. Pag. 5
* Efeito Estufa.................................................................................................... Pag. 8
* Conclusão....................................................................................................... Pag. 9* Bibliografia....................................................................................................... Pag. 10

Desenvolvimento

A palavra máquina origina-se do grego mechane que significa qualquer dispositivo engenhoso ou invenção. Uma máquina é definida como um aparelho composto por várias partes com funções definidas.
Heron de Alexandria, que viveu por volta de 130 a.C.,era um grande inventor. Catalogou os primeiros instrumentos chamados de máquinas simples: a alavanca, a roda e eixo, a roldana, a cunha e a rosca. 
A máquina térmica é um dispositivo que transforma a energia interna de um combustível em energia mecânica. Também pode ser definida como o dispositivo capaz de converter calor em trabalho.
Tanto as máquinas térmicas a vapor, que operam com o vapord'água produzido em uma caldeira, quanto as máquinas térmicas de combustão interna que operam devido aos gases gerados pela queima de combustíveis, têm seu funcionamento baseado no aumento da energia interna das substâncias envolvidas e no trabalho realizado, e tanto a energia interna, quanto o trabalho, dependem da quantidade de energia na forma de calor que foi transferida à substância.
 Asmáquinas térmicas fazem conversão de energia? 
As máquinas devem realizar trabalho mecânico como elevar, movimentar ou misturar e seu funcionamento depende de um combustível, ou fonte de energia, logo elas transformam algum tipo de energia em energia mecânica.
Em geral, elas convertem a energia do combustível em energia térmica de um gás através do processo de combustão e o gás se expande, realizandotrabalho enquanto sua temperatura diminui. 
Há conservação de energia nas máquinas térmicas? 
A conservação de energia é um Princípio que se aplica a qualquer sistema, assim como a conservação de massa.
As máquinas térmicas obedecem a Primeira Lei da Termodinâmica, pois parte da energia na forma de calor (Q) que recebem, é transformada em trabalho (T). Esta é a parte de energia útil. A outraparte é transformada em variação de energia interna, Δu, esta parte representa a quantidade de energia degradada ou não aproveitada, de modo que: Q = T Δu.
Portanto, a soma do trabalho realizado pela máquina com o aumento da energia interna deve ser igual à quantidade de energia que lhe foi fornecida. 
É possível construir uma máquina que realize trabalho continuamente sem consumo de energia? 
Umamáquina deste tipo chama-se moto-perpétuo ou moto contínuo e produziria trabalho a partir do nada. Isto é impossível, pois viola o Princípio da Conservação da Energia ou a Primeira Lei da Termodinâmica.
Máquinas em movimento perpétuo foram procuradas por muitos inventores e cientistas, inclusive Leonardo da Vinci. Porém, um moto contínuo não existe, pois sempre haverá perda de energia ou poratrito das peças ou por resistência do ar.
Uma polia simples, por exemplo, seria um moto contínuo se, em condições ideais (sem atrito no eixo e sem resistência do ar), girasse indefinidamente, não realizando trabalho e nem trocando calor com o meio, logo pela Primeira Lei, 0=0+Δu, assim Δu = 0, o que não viola a conservação de energia.
Só que nas máquinas reais, uma parte da energia é...
tracking img