Maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sentido da Política
Para Maquiavel a política deveria ser praticada por pessoa carismática, com grande poder de persuasão, raciocínio rápido, caráter maleável e autocontrole férreo.
Ele, Maquiavel,afirma que as paixões devem ser conhecidas para serem controladas, e que aqueles que se rebelam contra as normas devem ser exemplarmente punidos.
Maquiavel consegue abstrair do seu tempo e de toda ainfluencia filosófica e religiosa existente então, para criar um novo conceito político, onde a ética caminha em paralelo as decisões, podendo ser utilizada ou não, de acordo com as necessidades domomento. Ele passa a observar a sociedade pelo crivo dos fatos humanos. Ele analisa o Estado em sua trajetória, o que leva ao seu estabelecimento quanto instituição, o seu desenvolvimento e sua queda.Inicia-se ai o uso de duas correntes: a filosofia da história e a psicologia humana.
Chega a conclusão que para limitar o ambição e o egoísmo humano, há apenas uma forma, os rigores da Lei.Maquiavel afirma que toda sociedade constituída tem seu “momento”, e cabe ao homem político reconhecer e aproveitar esse momento, fazendo o melhor uso possível dele, sem se importar com a ética, pois seuobjetivo final é o poder, e os fins justificam os meios.
Esse seria o “VIRTÚ”, alguém com capacidade de impor sua vontade, em qualquer situação, conseguindo convencer, independentemente dos métodosusados, sem causar rejeição. Levando a sociedade a pensar que ali se encontra alguém que certamente vai fazer o que for necessário para resolver todas as pendências. E mais ainda, faz crer que ele é o“único” capaz do feito.

Traçando um paralelo com a política atual brasileira, vemos que aquilo que Maquiavel apresentava em seu tempo, permanece atual.
Temos político que se perpetuam no poder, que sãocarismáticos, inteligentes, com alta capacidade de convencimento, que deixaram a ética e o pudor de lado e conseguem se manter no poder a cinqüenta, quarenta anos. Todos tem em comum a capacidade...
tracking img