Maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Como aparece a sociedade na obra “O Príncipe” de Maquiavel?

A sociedade descrita por Maquiavel na obra pressupõe uma definição psicológica e histórica, a sociedade é constituída de homens denatureza ambígua e contraditória, buscam um ideal de liberdade e bem estar. Para Maquiavel os homens não são bons e sim, meros egoístas e ambiciosos. Devem ser conduzidos de maneira a obedeceremcegamente os mandos e desmandos do Estado. Impondo-se à sociedade a força da lei. Maquiavel descreve a relação entre a sociedade e o poder, pelo meio em que aquele estado foi constituído. Baseando-se osresultados de acordo com a maneira que a sociedade foi mantida na formação do poder. Os Estados que foram apaziguados ou onde a sociedade teve certa liberdade logo ruíram. Os Estados onde o governo foiforte e demonstrou um enorme poder de coação e manipulação das lideranças, se manteve. Para Maquiavel então, a sociedade é constituída de homens que podem se apresentar como maus, traiçoeiros emalignos. Mas esses mesmos homens malignos se encontram numa necessidade de organização social que seja para eles um respeito à sua liberdade e não apenas o controle da cidadania.

2. O mundo político podeser separado do mundo civil?
Segundo Maquiavel a sociedade está em movimento de acordo com o sabor das paixões dos homens. Paixões essas que moldam o ser humano, com suas diversidades. A natureza dohomem que é irregular, sempre em busca de seus ideais. O povo tem a capacidade de sonhar e lutar por ideais e por suas necessidades. Logo, o mundo político lida com os interesses do povo, que lhe dásustentação e lhe guia, pois o mundo civil é norteado pelas conexões políticas, a sociedade não vive sem política e a política não teria nem uma razão de existir.
3. Existe na obra de Maquiavel algumaarqueologia da sociedade civil?
Maquiavel faz uma análise minuciosa sobre as relações sociais em razão dos diversos tipos de sociedade, fala sobre as civilizações, sobre derrotas e vitórias em...
tracking img