Tipos de organogramas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Elaboração de Projetos - Tipos de Organogramas
[pic]
...............................................................................................................................



TECNÓLOGO EM GESTÃO FINANCEIRA
MERCADO FINANCEIRO

RA













portfólio 3
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FINANCEIROS...............................................................................................................................
Guarulhos
2012




RA

















portfólio 3
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FINANCEIROS














Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Financeira da Faculdade ENIAC para a disciplina de Elaboração de Projetos Financeiros.Prof.Masola




Guarulhos

2012

[pic]

Respostas


Organograma Clássico ou Vertical

É a estrutura mais utilizada nas instituições tradicionais, demosntrando de forma simples e clara a hierarquia nessas instituições. O Vertical representa a mesma estrutura, com a diferença de ser colocado na posição vertical.

[pic]



Organograma Horizontal

Éum organograma também criado para demonstrar a hierarquia da empresa, porém representado de forma horizontal onde os menores cargos não se encontram abaixo dos maiores, mas sim ao lado. O intuito do Organograma Horizontal é diminuir as barreiras entre a alta direção e o restante da equipe.

[pic]

Organograma Diagonal

Organograma realizado entre unidades organizacionais e níveis.

[pic]Organograma Setorial

Representam os diversos níveis de autoridade a partir do topo de onde se localiza a autoridade maior da empresa.


[pic]







Organograma linear

É o tipo mais simples de estrutura organizacional. Este tipo de organização é fundado na idéia de autoridade hierárquica linaer. É a famosa estrutura piramidal.

[pic]


Organograma Funcional

É parecidocom o organograma vertical,mas ele representa não as relações hierárquicas, e sim as relações funcionais da organização.[pic]


Organograma Setorial

Controlar e descentralizar a autoridade e a responsabilidade. A departamentalização representa a divisão do trabalho no sentido horizontal.


[pic]


Organograma Circular ou Radial

É um organograma pouco utilizado, que suaviza aapresentação da estrutura economizando espaço e reduzindo conflitos de hierarquias.


[pic]


Conclusão

Na minha opnião, de acordo com os modelos pesquisados o Organograma é uma forma de expressar graficamente a estrutura de uma entidade, seguindo um padrão de hierarquia dos orgãos.
É um instrumento de trabalho que nos possibilita uma maneira extremamente fácil e objtiva de interpretar aestrutura de uma organização detalhada, e com diversos tipos de Organnograma para uma adaptação exata a cada tipo de empresa.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.

CONCEITO: É uma divisão do trabalho por especialização dentro da estrutura organizacional da empresa; Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos,financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais. Existem diversas maneiras básicas pelas quais as organizações decidem sobre a configuração organizacional que será usada para agrupar as várias atividades. O processo organizacional de determinar como as atividades devem ser agrupadas chama-se Departamentalização. Os objetivos são agregação de pessoas trabalhando na mesma área,compartilhando conhecimentos específicos, troca de experiências e buscando sempre os resultados, isso proporciona maior índice de produtividade e qualidade. O mesmo deve ocorrer com equipamentos especiais, que devem ser colocados sempre em um lugar específicos.


DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES: A Departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade...
tracking img