Maquiavel e bento xvi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Publicidade e Propaganda – Introdução à Filosofia I
Professor: Antônio Pereira
Aluna: Mellyne Henriques Guerra

Em 2011, em uma visita à Alemanha, o antigo Papa,Bento XVI, passou por uma situação constrangedora, onde cumprimentava com o presidente um por um dos cardeais católicos presentes. Alguns cardeais recusaram estender a mão para cumprimentar o Papa,fato que surpreendeu o público. Um ano e meio depois, já em 2013, Bento XVI renunciou ao trono de Pedro. Esses fatos abrem portas para questionamentos e desconfianças do que se passava dentro da Igreja.O que Bento XVI teria feito (ou não feito) a ponto de desagradar parte dos cardeais? E qual seria o verdadeiro motivo da renúncia?
Embora tenha afirmado estar cansado e sem energia, há fortesindícios que Ratzinger estivesse isolado politicamente. Além disso, pesquisadores do Vaticano apontam três principais problemas os quais a Igreja Católica vinha enfrentando que possam ter perturbado o Papaa ponto de ele renunciar: impedimentos para que sacerdotes pedófilos fossem entregues à polícia civil, o vazamento de informações e documentos do Valtileaks e os escândalos do Banco Vaticano. Oporta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, anunciou que “A renúncia foi uma mensagem à Cúria, mas também a todos nós”. Outro dito que fortalece a suspeita dos conflitos na Igreja, é o desabafo que o Papa fezem um discurso à jovens da Ação Católica: “a fragilidade humana está presente também na Igreja”.
Se tais especulações dos motivos da renúncia de Bento XVI forem reais, é possível observar suaincapacidade de administrar a Igreja Católica diante dos conceitos de Maquiavel, pois o antigo Papa não se adaptou ao que estava ocorrendo dentro da Igreja e não soube lidar nem dominar quando vazaram osescândalos. “Acredito que é prudente quem age de acordo com as circunstancias, e da mesma forma é infeliz quem age apondo-se ao que o seu tempo exige.” (Maquiavel, O Príncipe, cap. 25); o papa foi...
tracking img