Santo agostinho e maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Centro de Ciências Jurídicas e Políticas







Análise das obras “A Cidade de Deus” e “O Príncipe” como guias teórico-práticos políticos.




Por:
Nassor de Oliveira Ramos (Turma 2012-1)



Trabalho apresentado à disciplina Introdução a política sob orientação do Professor Fernando Quintana como requisito para obtenção de nota.Maio
2012
INTRODUÇÃO

No estudo da Ciência política se faz necessário o exercício crítico e reflexivo sobre os temas e autores clássicos, para tal, podemos encontrar nas obras de Santo Agostinho e Maquiavel importantes conceitos e idéias norteadoras para um guia teórico-político dos dias atuais.
A escolha do tema “A Cidade de Deus e O Príncipe como guias teórico-políticos”se relaciona com o meu interesse especial pelas duas obras enquanto guias inspiradores, a primeira sendo uma obra reconhecida como guia e espelho teológico até os dias de hoje, e a segunda sendo trabalhada como uma das grandes obras e guias teóricos em Ciência Política implicando nas teorias políticas e aplicações em seus respectivos períodos históricos, não deixando de considerar suas aplicaçõesatuais.
O objetivo deste trabalho é contrapor as principais idéias presentes nestas duas obras clássicas e pontuar também suas semelhanças, visando esboçar uma proposta de guia teórico-político a partir do pensamento dos autores apresentados ao longo do texto.

MAQUIAVEL X SANTO AGOSTINHO: BREVE RESUMO BIOGRÁFICO E RESUMO DE OBRAS

- Nicolau Maquiavel
Nicolau Bernardo Maquiavelnasceu em Florença, em 1469, onde morreu em 1527. Descendente de uma das mais antigas famílias florentinas, recebeu uma formação humanista condizente com o período histórico onde se encontrava, o renascimento (resgates dos ideais gregos e romanos na cultura e filosofia), dedicou-se à política durante a maior parte de sua vida, tendo desempenhado numerosas missões diplomáticas em diversos países.Na prisão, onde foi parar por motivos políticos, ele iniciou a sua atividade de escritor. A sua obra mais lida é certamente "O Príncipe", e foi dedicada a Lourenço de Médicis, mecenas de Maquiavel.(Shvong,2012).Na tentativa de mostrar que possuía conhecimentos úteis para todos os que se interessavam por política ele escolheu a forma bastante conhecida dos espelhos dos príncipes para apresentar seutrabalho. É declaradamente um republicano, defendendo esse projeto político em sua obra dedicada a “Discursos sobre a primeira Década de Tito Lívio”, um verdadeiro tratado acerca do agir político. Trata-se de uma conversação de Maquiavel com a obra de Tito Lívio e com outros clássicos buscando uma prática de edificação do futuro. Os discursos estão baseados na história de Roma e em alguns textosde Lívio, considerando que o mesmo aponta a república romana como “um verdadeiro modelo de sociedade”. São tratados na obra conceitos tais como: constituição, ordem, poder e governo, além de realizar uma tipologia das formas de governo destacando suas vantagens e desvantagens. Objetivamente, Maquiavel vê na República a melhor forma de governo onde se pode governar com a preservação da liberdade davida, onde há a necessidade de se ter um governo misto. Neste ponto, Maquiavel afirma que as principais razões para que se possa afirmar a República como a melhor forma de governos estão em sua compatibilidade com o conceito de bem comum; e que interage com as necessidades de se ter um povo livre; a igualdade sendo protegida e sustentada pelo Estado; a República fica mais equilibrada e apta atomar as tomadas de decisões; o problema da sucessão pode ser resolvido de forma substancial; e em sexto lugar, há o respeito à lei, considerando que a mesma, neste tipo de governo, realiza-se com a vontade popular.
Reconhece ainda seis formas de governo, dividindo-os em dois grupos de três: as boas e as más. As boas formas de governo são: a Monarquia, a Aristocracia e o Governo Popular. As...
tracking img