Maquiavel capitulo 17

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro: O príncipe – Maquiavel
Capitulo XVII- Da crueldade e da piedade. É melhor ser amado ou temido?
“Reportando-me às outras qualidades já referidas, digo que cada príncipe deve
desejar sertido como piedoso e não como cruel: não obstante isso deve ter o
cuidado de não usar mal essa piedade.”
Todo príncipe deve ser considerado piedoso e não cruel, porém, deve estar consciente a nãousar de maneira errada esta piedade. Cesare Borgia era visto com cruel, mas, isso o ajudou a reerguer seu país reunindo e restituindo a paz e lealdade.
Um príncipe não deve se preocupar com a fama decruel se deseja manter seu reino em constante união, ele deve ser piedoso mais não excessivamente, pois assim encontrara desordens por todo reino o que lhe causara diversos problemas e afetara a todosos cidadãos enquanto que o que foi dito pelo príncipe atinge apenas um único individuo. Apenas ao novo príncipe e impossível escapar a fama de cruel, por serem os novos estados cheios de perigos.
“Opríncipe, contudo, deve ser lento no crer e no agir, não se alarmar por si mesmo
e proceder por forma equilibrada, com prudência e humanidade, buscando evitar
que a excessiva confiança o torneincauto e a demasiada desconfiança o faça
intolerável.”
E melhor ser amado que temido, ou o inverso? A resposta e que deve ser desejável ser ambas as coisas, mas, como e difícil combiná-las, e muito maisseguro ser temido do que amado, quando se tem de desistir de uma das duas. Isto porque geralmente se pode afirmar que os homens são: ingratos, volúveis, simulados e dissimulados, fogem dos perigos esão ávidos a ganhar enquanto que nada lhes tenha sido tirado, são capazes de lhe oferecem toda e qualquer coisa desde que o perigo esteja longe, porem não teve se contar com eles. Os homens têm menosmedo de ofender a quem se faz amar do que a quem se faz temer, pois o amor e mantido pelo reconhecimento o que pode facilmente ser quebrado enquanto o temos e mantido pelo medo ao castigo que nunca...
tracking img