Mapeamento de riscos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades






















Mapeamento de Riscos























São Paulo
Junho - 2012
Introdução
Analisando a estrutura da empresa Studio de dança, uma microempresa especializada no ensino de dança, no que se refere à segurança dos trabalhadores e das pessoas que frequentam oambiente para aprendizado, surge a necessidade de garantir a segurança dos frequentadores.
A escola foi fundada em 2002 esta localizada na Zona Leste de São Paulo, possui cerca de 30m² de extensão, dois andares e uma área de serviço. Oferece-se aulas de dança do ventre, dança de salão, dança cigana, street dance, balé e ioga. As aulas são direcionadas para o público adulto, infantil e paracrianças com necessidades especiais, portadoras de Síndrome de Down.
A escola conta com um espaço bem aproveitado e no local existem campos de riscos para os frequentadores. A principal ferramenta de trabalho dos funcionários é o corpo pela expressão da dança, estando sujeitos a alguns tipos de riscos que devem ser através da formulação de medidas para aplicação seguindo os parâmetros da segurança dotrabalho através da elaboração do mapa de risco.
Objetiva-se através da aplicação destas medidas, garantir produtividade e lucro mantendo o ambiente menos propenso a acidentes que podem impedir o bom desempenho das aulas e a boa desenvoltura dos alunos. A ideia de imperativo social é alçada através da aplicação das medidas, para que a qualidade de vida e a saúde dos frequentadores sejamvalorizadas. E é através das legislações atuais vigentes que padronizam e regularizam o desempenho de academias que tem este mercado alvo e ao qual a pesquisa se direciona que as medidas de segurança do trabalho serão implantadas, tendo como suporte para a execução as aulas ministradas na Universidade de São Paulo, na disciplina de Higiene e Segurança do trabalho, e pesquisas das legislações que abrangemo tema.

Existe o Departamento Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador (DNSST) que possui uma portaria que regulariza a criação de mapas de riscos em empresas. Este é realizado através da análise dos pontos de trabalho fazendo o levantamento das áreas que oferecem riscos a saúde e a segurança do trabalhador, tais atribuições são de responsabilidade da Comissão Interna de Prevenção deAcidentes (CIPA) que por meio de vários passos metodologicamente realizados elaboram o mapa de risco. O local escolhido para a implementação do mapa de risco, é uma microempresa cujas normas de segurança encontram-se implementadas, porém não existe um controle assíduo realizado pelo órgão responsável, além de não haver a designação da CIPA, portanto o trabalho realizado torna-se qualitativamentemensurável para uso prático dentro da organização.
Objetivos
O intuito deste material é fornecer informações empíricas sobre o estudo de mapas de riscos, que na prática será construído através da análise da organização Studio de dança entre os setores da empresa estabelecendo contato direto com os trabalhadores envolvidos. Dessa forma a pesquisa terá embase teórico através de consultaslegislacionais e teorias bibliográficas.
Metodologia
Através de visitas semanais ao local, o mapeamento de risco se deu em algumas etapas. Primeiramente, ao conversar com a proprietária da empresa levantou-se hipóteses de acidentes entre os frequentadores motivando a elaboração e participação da entrevistada na formulação da problemática do trabalho. Através das informações obtidas foi elaborado umroteiro baseado nas informações que seguem no quadro abaixo.
Ouviram-se os funcionários e frequentadores, buscando adaptar a pesquisa às suas necessidades e, após registrar as áreas do ambiente por meio de imagens fotográficas, a planta do local de trabalho foi desenvolvida direcionando o trabalho para o piso inferior, que oferece maior grau de risco segundo relatos de acidentes passados pelos...
tracking img