Manuseio de materiais explosivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição de explosivos

Explosivo é a substância, ou a mistura de substâncias químicas, que tem a propriedade de, ao ser iniciado convenientemente, sofrer transformações químicas violentas e rápidas, transformando-se em gases, que resultam na liberação de grandes quantidades de energia em reduzido espaço e tempo. O explosivo utiliza essa energia para arrancar o maciço rochoso que está adiantedele, no sentido da fase livre ou de menor resistência.
Devido à alta temperatura de detonação, o volume atingido pelo explosivo pode chegar a aproximadamente 18.000 vezes o seu volume inicial.
Após a detonação, uma onda de choque percorre a rocha com uma velocidade de 3.000 a 5.000 m/s.
Ao chegar à frente livre da bancada, a onda de choque tende a arremessar o material da superfície por umefeito semelhante ao que acontece com uma série de bolas de bilhar: ao golpear-se a primeira das bolas, o choque é transmitido por todas, sem que se movam do lugar, sendo somente a última da outra extremidade projetada para frente.

Evolução dos Explosivos
 Pólvora Negra
A pólvora foi o primeiro passo para o desenvolvimento de quase uma centena de produtos hoje em dia conhecidos. Sua origemprovável é de uma mistura de nitrato de potássio com materiais combustíveis.
A pólvora Negra é uma mistura de Nitrato de Potássio, KNO³(75%), Carvão (15%) e Enxofre (10%).
A primeira noticia que se tem do uso da pólvora, como explosivo industrial, data de 1627, e foi feita por Kasper Weidel em uma mina na Hungria.
A pólvora negra fornece na combustão cerca de 44% de gases e 56% de substânciassólidas, as quais formam a fumaça após a explosão. Modernamente usa-se a pólvora sem fumaça, que é constituída de Nitrocelulose pura ou misturada com Nitroglicerina.



 Nitrocelulose
A Nitrocelulose é uma mistura de vários ésteres nítricos da celulose. Descoberta em 1838 por Pelouse. De acordo com sua composição é usada em explosivos de alta importância (gelatina explosiva, pólvora sem fumaça). Nitroglicerina
Em 1847, em Turim, Ascânio Sobero, descobriu que a nitroglicerina tem um poder de explosão muitas vezes superior as pólvoras. Tinha, porém, o inconveniente de apresentar perigo de explosão quando submetida a movimentos bruscos ou atrito, o que limitava as condições de segurança em seu manuseio.
Em 1873 surgiu a dinamite (75% de Nitroglicerina e 25% de farinha fóssil).

Gelatina ou Blasting
Em 1875 Nobel produz o “Blasting” uma mistura de Nitroglicerina e Nitrocelulose, sendo considerada a base das gelatinas Nitroglicerinadas usadas atualmente.

 Trinitrotolueno
O empenho em novas pesquisas fez surgir em 1912 o TNT: explosivo muito importante usado no meio militar em escala sempre crescente, especialmente por causa de sua insensibilidade aos choques, detonandoapenas por ação de iniciadores muito fortes.

 Anfo (Ammonium Nitrate and Fuel Oil)
È um agente explosivo composto a base de nitrato de amônia, descoberto em1947. A denominação ANFO vem do inglês Ammonium Nitrate + Fuel Oil- mistura de Nitrato de Amônio (94,5%) com Óleo Diesel (5,5%).
O Anfo necessita de uma escorva para detonar, devido sua baixa sensibilidade, isto é, de um explosivosemigelatinoso, gelatinoso ou de um reforçador para iniciar o processo.

È um agente explosivo que não apresenta nenhuma resistência à água, devendo somente ser usados em tempo e locais bem secos, possui baixa densidade, fator que permite a sua utilização para o preenchimento de cargas de coluna a um baixo custo.
O Anfo necessita de uma escorva para detonar, devido sua baixa sensibilidade, isto é, deum explosivo semigelatinoso, gelatinoso ou de um reforçador para iniciar o processo.
È um agente explosivo que não apresenta nenhuma resistência à água, devendo somente ser usado em tempo e local bem secos, possui baixa densidade, fator que permite a sua utilização para o preenchimento de cargas de coluna a um baixo custo.

 Lamas Explosivas
Surgem em 1958, uma mistura em proporções...
tracking img