Manual thundercache

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TUTORIAL
INSTALAÇÃO UBUNTU SERVER COM THUNDERCACHE
Olá!
A Idéia básica deste tutorial é fornecer, da forma mais detalhada possível, todos os passos para uma instalação com sucesso do sistema decache Thunder Cache + Squid no Ubuntu.
Para quem ainda não conhece, o Thunder Cache é um projeto inovador que vem crescendo continuamente. Trata-se de um conjunto de plugins que reescrevem as URLs dealguns domínios, como o youtube.com, por exemplo, de forma a conseguir realizar um armazenamento e uso efetivo de arquivos em cache. Muitos podem perguntar: “Como assim efetivo?”; “O squid não é umdos proxys/cache mais utilizados no mundo?”. Sim, o squid é um fantástico Proxy/cache, porém, os administradores de rede vêm enfrentando um dilema em relação a sites, principalmente de vídeos, queatribuem URLs dinâmicas aos arquivos. Calma, vamos explicar melhor: quando você acessa um vídeo no youtube, por exemplo, a URL gerada neste acesso provavelmente não será a mesma em um acesso seguinte domesmo vídeo. Isto causa um grande problema para quem usa somente o squid, pois este irá baixar e armazenar o arquivo em disco, entretanto, como o mesmo está vinculado à sua URL de origem, provavelmentenão será mais utilizado. Trocando em miúdos: consumiu espaço em disco à toa. Deste modo, muitos administradores começaram a negar cache para arquivos de determinamos domínios que possuem URLdinâmica. Todavia, hoje um dos consumos mais altos de banda é proveniente do acesso a vídeos.
É neste ponto que surge a brilhante idéia de Luiz Biazus, que aliada à habilidade inegável de Rodrigo Manga comoprogramador, proporciona a criação do Thunder Cache!
O Thunder funciona de uma forma bem simples. No squid.conf colocamos uma lista de domínios que não serão tratados pelo squid e que,conseqüentemente, serão encaminhados para o Thunder. Este, por sua vez, analisará, através de seus plugins, toda a URL retirando desta apenas o nome do arquivo requisitado. O arquivo é então armazenado em disco...
tracking img