Manual de recursos hunanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
al

11



UNIVERSIDADE GREGÓRIO SEMEDO

11
MANUAL DA DISCIPLINA DE IGRH
Colectivo de professores de IGRH

CADEIRA DE INTRODUÇÃO À GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

* COLECTIVO DE PROFESSORES:
* Balduíno Xiri
* Catarina Henriques
* Edson Horta
* João Mateus Domingos
* José Vieira Dias
* Justino Chiyo
* MaquiesseDialamicua
* Núria Almeida
* Pedro Inácio
* Sebastião Sousa

Caros estudantes:
O presente manual de apoio à cadeira de Introdução à Gestão de Recursos Humanos, resulta de um trabalho levado a cabo pelo colectivo de professores que leccionam esta cadeira na Universidade Gregório Semedo no ano de 2011.
Pretendemos apresentar um conjunto de textos que servem de suporte ao programa dadisciplina.
Contudo, este manual não dispensa ou substitui o trabalho de pesquisa pelo estudante, tão indispensável no processo de ensino-aprendizagem.
Ao longo do manual, adoptamos a designação preferencial de Gestão de Pessoas, embora tenhamos mantido, em alguns textos as expressões RH (Recursos Humanos) ou GRH (Gestão de Recursos Humanos) ou ARH (Administração de Recursos Humanos).Partilhamos a filosofia de que as pessoas são recursos da empresa, embora não devam ser encaradas como meros recursos das mesmas.
Atendendo ao facto de a GRH ser uma disciplina que se movimento num terreno de mudança, iremos abordar as suas funções tradicionais, procurando estabelecer o equilíbrio e ligação com as zonas emergentes da gestão individualizada das pessoas e da criação do Capital Humano.Esperamos que este instrumento de trabalho vos seja proveitoso, manifestando, desde já, o nosso intuito de percorrer convosco esta caminhada, contribuindo assim para o enriquecimento do vosso Capital Intelectual.

Bem hajam!O colectivo de docentes de IGRH

1. INTRODUÇÃO À GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E O SEU ENQUADRAMENTO HISTÓRICO
Antes de iniciarmos o estudo da disciplina de GRH, abordaremos alguns conceitos subjacentes.
De forma breve iremos rever, o conceito de Gestão e as suas funções essenciais, bem como os três níveis de Gestão.
Passando para o estudo específico da disciplina, faremosuma análise do conceito de Gestão de pessoas, seus objectivos, e sua evolução ao longo da História.

* Conceitos Preliminares:
* O Que é a Gestão?
Fonte: TEIXEIRA, Sebastião, “Gestão das Organizações”, Verlag Dashofer Editora
Vivemos numa sociedade constituída por organizações, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos – hospitais, escolas, igrejas, forças armadas, empresas,governo e organismos oficiais – nas quais as pessoas trabalham em conjunto, com vista à prossecução de objectivos que seriam impossíveis ou mais difíceis de atingir se as pessoas trabalhassem isoladamente.
De entre as organizações, a empresa é sem dúvida uma das mais importantes e com maiores repercussões nas nossas vidas.
Nem sempre as empresas têm sucesso, sendo os custos da má gestão elevadospara a sociedade ao nível de recursos financeiros, materiais e humanos.
Assim a gestão pode conceituar-se como um processo de se conseguir obter resultados (bens /serviços) com o esforço dos outros.
Pressupõe a existência de uma organização, sendo esta constituída por um conjunto de pessoas capazes de comunicarem, pressupondo ainda que estejam dispostas a trabalhar conjuntamente com vista aalcançar um objectivo comum.
Para além da orientação e coordenação de pessoas, a gestão implica também a afectação e o controlo de recursos financeiros e materiais, entre outros.

* Assim a tarefa do gestor passa por interpretar os objectivos propostos e transformá-los em acção empresarial, através de 4 funções fundamentais:
1. Planeamento
2. Organização
3. Direcção
4. Controlo...
tracking img