Manual de Oslo_Conceitos introdutórios

1433 palavras 6 páginas
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Campus Universitário de Araranguá
Curso de Bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação
Disciplina de Introdução à Computação
Professor Dr. Juarez Bento da Silva
Acadêmico: Cristiano S. P. de Abreu

Lista de Exercícios nº 1 – Organização e Arquitetura de Computadores

1. O que representam Ada Byron King e Grace Murray Hopper na evolução da computação?
Ada Byron: considerada a primeira programadora da história, trabalhou na máquina analítica de Babbbage que conheceu em 1832.
Grace Hooper: "Amazing Grace" / entre 1940 e 1950 se converteu em pioneira e propulsora da programação em computadores. Criou a linguagem flowmatic em 1951 desenvolveu o primeiro compilador denominado A-0 (Math Matic), em 1980 apresentou a primeira versão do Common Business Oriented Language (cobol)

2. Defina arquitetura e organização de computadores. Exemplifique estes conceitos.
John Von Neumann propôs em um padrão de arquitetura que é seguido até hoje.
A máquina proposta por ele conta com os seguintes componentes: uma Memória, uma Unidade Aritmética e Lógica (ULA), uma Unidade Central de Processamento (UCP), composta por diversos Registradores, e uma Unidade de Controle (UC), cuja função é a mesma da tabela de controle da máquina de Turing universal: buscar um programa na memória, instrução por instrução, e executá-lo sobre os dados de entrada.
Os computadores executam quatro funções distintas sendo elas: Entrada, Processamento, Armazenamento/recuperação de dados e saída. Para que um computador trabalhe é necessária à inserção de informações (entrada). Seguindo as instruções fornecidas pelos programas, o computador processa os dados oriundos da entrada (processamento) armazenando-os logo em seguida para posterior utilização. As informações produzidas ficam disponíveis para utilização (saída) e a menos que se desejem as informar e produzir novamente, elas devem ser

Relacionados