Manual de microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL TÉCNICA EM SAÚDE, NO HOSPITAL DE CLINICAS
DE PORTO ALEGRE CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

ELISANA PATRICIA

MANUAL DE PRÁTICA DE LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA

Porto Alegre
2012

ELISANA PATRICIA

MANUAL DE PRÁTICA DE LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
MICROBIOLOGIA CLÍNICA

Trabalho proposto pela Disciplina de Microbiologia Clínica, sob aorientação da professora Márcia Cristina Fernandes da Silva da Escola Estadual Técnica em Saúde, no Hospital de Clinicas de Porto Alegre/Centro Estadual de Referência em Educação Profissional, na área da saúde.

Porto Alegre
2012
RESUMO

SUMARIO

INTRODUÇÃO 05
1. – LABORATÓRIO 06
1.1. – Infra estrutura 06

INTRODUÇÃO
Na tentativa de aprimorar os conhecimentosadquiridos no terceiro semestre do curso técnico em analises clinicas e sob a supervisão e orientação da professora Márcia está sendo possível ter uma base importante com relação a todos os processos que envolvem o laboratório de microbiologia desde o mais simples até os mais complexos.

Importante ressaltar que o trabalho do técnico influenciará diretamente a vida das pessoas, por isso a necessidade deseguir todas as orientações com cuidado para propiciar que o diagnostico dado ao paciente seja o correto, sem esquecer-se dos riscos aos quais estaremos expostos que poderão ter grande impacto em nossas vidas e na vida de nossos familiares. Daí se dá toda a importância de se respeitar todas as regras de biossegurança e incorporarmos no dia a dia do laboratório as boas praticas

1. – LABORATÓRIO-
1.1 – Infra-estrutura – A infra-estrutura física do laboratório clínico e do posto de coleta deve atender aos requisitos da RDC/ANVISA nº. 50 de 21/02/2002. e RDC/ANVISA nº. 189, de 18 de julho de 2003 suas atualizações ou instrumento legal que venha a substituí-las. Um laboratório típico é composto pelas instalações de ensaio (onde os ensaios microbiológicos e as atividades associadas sãoconduzidos) e por instalações auxiliares (acessos, corredores, prédios da administração, vestiários, banheiros, almoxarifados, arquivos etc.).
2. - BIOSSEGURANÇA - Conjunto de ações voltadas para a prevenção e proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde.
2.1 - PrincípioDa Biossegurança - Contenção é o termo usado para descrever os métodos de segurança utilizados na manipulação de materiais infecciosos em um laboratório Objetivo da contenção: reduzir ou eliminar a exposição da equipe de um laboratório, de outras pessoas e do meio ambiente em geral aos agentes potencialmente perigosos.
3. – RECURSO HUMANO - Os funcionários envolvidos no funcionamento delaboratório de analises clinicas são bem específicos. Em sua maioria, são profissionais qualificados com curso técnico e superior, que tenham comprovação em uma instituição de renome no mercado e com diploma válido. O esperado para um laboratório de porte médio é:
Duas recepcionistas - Profissional que recebe o paciente executa seu cadastro junto ao sistema informatizado.
Três técnicos em analisesclinicas - Profissional que recebe o paciente dentro do laboratório executam as técnicas de coleta do material, esfregaço de lâminas, bem como as demais tarefas pertinentes ao técnico.
Um profissional graduado que poderá ser o Bioquímico, biomédico ou farmacêutico que fará a analise do material bem como a emissão do laudo assinado por ele.
4. - HIGIENE - A higiene dentro do laboratório demicrobiologia é fator determinante e primordial, que deve contemplar a higiene pessoal do profissional que deve manter cabelos presos. Unhas curtas e limpas barba feita bem como a higiene do ambiente de trabalho para que se possam realizar todos os trabalhos pertinentes ao local dentro do padrão de confiabilidade esperado.
5. – MONITORAMENTO - O crescimento de microrganismos em um laboratório, assim como...
tracking img