Manual de estruturas de concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual de Estruturas de Concreto

Manual de Estruturas

1INT

O Manual é uma das ferramentas do Projeto Estruturas Racionalizadas disponibilizadas para a Comunidade da Construção. Por ser instrumento de uma comunidade técnica ativa, é nosso objetivo que o Manual seja continuamente criticado, modificado e atualizado. Para facilitar tanto a expressão de idéias dos usuários do Manual quanto aobtenção de cópias atualizadas, foi criada uma seção específica dentro da área logada do site www.comunidadedaconstrucao.com.br. Questões mais polêmicas que eventualmente surjam, serão tratadas em fóruns específicos dentro do site.

Créditos
Concepção, gerenciamento e produção Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) Textos Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) Arq. CarlosChaves Eng. Bruno Szlak Enga. Érika Mota Eng. Paulo Flaquer GMO Engenharia S/C Ltda Contribuições técnicas Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC) Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) Instituto Brasileiro de Telas Soldadas (IBTS) Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia (ABEF) Associação Brasileira dasEmpresas de Projeto e Consultoria em Engenharia Geotécnica (ABEG) Doka Formas para Concreto Ltda SH Formas Andaimes e Escoramentos Ltda ULMA Andaimes, Formas e Escoramentos Ltda Ilustrações Malu Dias Marques – Drops Produções e Design Diagramação Arq. Maria Alice Gonzales - Drops Produções e Design Capa e Divisórias Azul Publicidade & Propaganda S/C Ltda. Fotos tema de capítulos Tico Utiyama

2INTManual de Estruturas

Introdução
A Associação Brasileira do Cimento Portland (ABCP), em um trabalho conjunto com diversas empresas, entidades e profissionais da cadeia produtiva, apresenta o Manual de Estruturas de Concreto. O Manual de Estruturas, juntamente com uma série de outras ferramentas de capacitação, organização e implantação, faz parte do esforço da construção de uma comunidadede empresas e profissionais que lutam pela melhoria do desempenho dos sistemas construtivos à base de cimento.

Introdução

Objetivos do manual
O Manual que você está recebendo tem algumas diferenças se comparado a outras publicações existentes no mercado. Em primeiro lugar o Manual está inserido dentro de um Projeto, o que lhe garante uma “vida” que extrapola o meio físico. Essa vida permitetanto a atualização constante do conteúdo, quanto canais para solução de dúvidas e aprofundamento de certas questões. Em segundo lugar, é um Manual que procurou, já na sua primeira versão, reunir o conjunto de informações técnicas sobre as estruturas de concreto armado moldadas in loco, de maneira sistêmica. Em terceiro lugar, o Manual privilegiou as necessidades do tomador de decisão que atua emuma construtora e que enfrenta hoje o desafio de melhorar os resultados operacionais de sua obra e empresa. Na prática estamos falando de:
a) recuperar os conceitos químicos e físicos que são importantes para a execução de obra, para as especificações e para o diálogo com a indústria de materiais; b) estabelecer o conjunto de decisões que o profissional deve tomar em cada subsistema, de forma queelas estejam organizadas no tempo e coerentes com as soluções disponíveis no mercado; c) discutir as interfaces com os projetistas para que o projeto estrutural incorpore os conceitos do empreendimento e da tecnologia produtiva da construtora d) estabelecer as bases para geração do Projeto para Produção, permitindo que se detalhe os requisitos de projeto de um ponto de vista de facilitar aexecução e) discutir as práticas recomendadas de produção de forma que qualidade e produtividade sejam alcançados

Nota
O decisor é o profissional que deve estar informado sobre as opções existentes no mercado, ter base técnica para entender e avaliar as tecnologias e capacidade gerencial para organizar o processo de forma a otimizar resultados.

Tudo isso, visando aumentar o desempenho do...
tracking img