Manual de concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUAL DO CONCRETO
Pedido de Compra e Pedido de Entrega

Manual de compra e programação de concreto
No pedido de compra Definimos quais serão as propriedades e os parâmetros necessários ao concreto fresco e endurecido que a empresa de serviço de concretagem deverá satisfazer ao entregar concreto na obra.

Poderemos ter outras especificações complementares, mas o atendimento das mesmaspode provocar a alteração do fck do concreto, com a conseqüente elevação do seu custo.

1. fck
A resistência característica do concreto (fck) é o item mais importante para se definir qual o concreto a ser fornecido. Ele é estipulado pelos projetistas para que os requisitos gerais de qualidade da estrutura sejam atendidos. Com o valor do fck, saberemos qual é a classe do concreto que será fornecido(C25, C30... C50, Norma NBR 8953). Esta resistência, normalmente, refere-se à idade de 28 dias. Caso a resistência característica do concreto tiver idade diferente desta, a mesma deverá constar no pedido de compra. A norma NBR 6118:2003, com seus novos conceitos de durabilidade das estruturas, trouxe algumas recomendações a respeito da classe e fator a/c do concreto, em função do nível deagressividade ambiental a que a estrutura de concreto estará exposta. A exemplo do fck, o projetista, a partir de agora, deverá fazer constar no projeto o fator a/c especificado.

No pedido de entrega (programação de concreto) Definimos como este concreto será fornecido para a obra, em cada programação de concretagem.

I - Pedido de compra
Basicamente, a especificação do concreto é dada pelo: 1. fck2. diâmetro máximo agregado 3. consistência

1

MANUAL DO CONCRETO
Pedido de Compra e Pedido de Entrega

NBR 6118:2003 – Tabela 6.1 – Classes de agressividade ambiental
Classificação Classe de geral do tipo Risco de Agressividade Agressividade de ambiente deterioração Ambiental para efeito da estrutura de projeto Rural I Fraca Submersa II Moderada Urbana
1), 2)

protegidas de chuva emambientes predominantemente secos ou em regiões onde chove raramente. 3. Ambientes quimicamente agressivos, tanques industriais, galvanoplastia, branqueamento em indústrias de celulose e papel, armazéns de fertilizantes, e indústrias químicas.

Insignificante

NBR 6118:2003 – Tabela 7.1 – Correspondência entre classe de agressividade e qualidade do concreto
Classe de agressividade (tabela6.1) I II < 0,60 – < 0,55 – > C25 – > C30 – III < 0,55 – < 0,50 – > C30 – > C35 – IV < 0,45 – < 0,45 – > C40 – > C40 –

Pequeno

Concreto

Tipo

Marinha III Forte Industrial Industrial IV Muito Forte

1)

Grande
1), 2)

1), 3)

Relação água/cimento em massa Elevado Classe de concreto (ABNT NBR 8953)

CA CP CA CP

< 0,65 – < 0,60 – > C20 – > C25 –

Respingos de maré

1.Pode-se admitir um microclima com uma classe de agressividade mais branda (um nível acima) para ambientes internos secos (salas, dormitórios, banheiros, cozinhas e áreas de serviço de apartamentos residenciais e conjuntos comerciais ou ambientes com concreto revestidos com argamassa e pintura). 2. Pode-se admitir uma classe de agressividade mais branda (um nível acima) em obras nas regiões de climaseco, com umidade relativa do ar menor ou igual a 65%, em partes da estrutura

1. O concreto empregado na execução das estruturas deve cumprir os requisitos estabelecidos na ABNT NBR 12655. 2. CA corresponde a componentes e a elementos estruturais de concreto armado. 3. CP corresponde a componentes e a elementos estruturais de concreto protendido.

2

MANUAL DO CONCRETO
Pedido de Compra ePedido de Entrega

Como temos duas especificações a serem atendidas (fck e fator a/c), devemos adotar um valor que irá satisfazer ambas, por isso é muito importante saber o fator a/c do concreto para um determinado fck e se este valor atende o especificado.

Nas vigas, o espaçamento mínimo entre as faces livres das barras longitudinais tem que ser, pelo menos, 20 % maior (1,2x) que a dimensão...
tracking img