Manometros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Daniel Matias da Silva
Manômetros




Abstract— (This paper will present the types of gauges known and most used by industry and laboratories. It will be explained the operation of each type of manometer and its main features.

Keywords— Manometer, Pressure, Measurement.

INTRODUÇÃO

O
instrumento utilizado para a medição de pressão é o manômetro, que podeter vários elementos sensíveis, utilizados também por transmissores e controladores. Esses equipamentos são em modo geral, divididos em três partes e são fabricados pela associação destas partes ou mesmo incorporados a conversores e, por isso, recebem o nome de transmissores de pressão. A primeira parte de um medidor de pressão é o elemento de recepção. Neste elemento deve ser aplicada a pressão aser medida. Há também o elemento de transferência que é responsável por transformar a variação pressão em algum tipo de sinal representável. Por fim, temos o elemento de indicação, que recebe o sinal do elemento de transferência e o registra em algum meio para a leitura da grandeza medida.
As próximas seções deste trabalho estarão organizadas da seguinte maneira: na seção 2 serão abordados osconceitos sobre os manômetros e quais são os tipos de manômetros mais utilizados. Na seção 3 estarão as considerações finais.

Tipos de manômetros


1 Manômetro de coluna de líquido

Trata-se de um artefato de medição de pressão baseado na equação manométrica. É constituído basicamente por um tubo de vidro de área uniforme, um líquido de enchimento e uma escala graduada.O líquido de enchimento normalmente é água (com corante) ou mercúrio. A fragilidade do tubo de vidro limita sua faixa de medição, sendo utilizado para medição de baixas pressões. Há três tipos de manômetros de coluna de líquido, que serão vistos nos tópicos a seguir.



A.1. Manômetro de coluna em U


O tubo em “U” é um dos medidores de pressão mais simples entre os medidores para baixapressão. É constituído por um tubo de material transparente (geralmente vidro), recurvado em forma de U e fixado sobre uma escala graduada. A figura seguinte mostra três formas básicas.



[pic]
Figura 1. Tipos de manômetros de tubo em U.

No tipo (a), o zero da escala está no mesmo plano horizontal que a superfície do líquido quando as pressões P1 e P2 são iguais. Neste caso, a superfíciedo líquido desce no lado de alta pressão e, conseqüentemente sobe no lado de baixa pressão. A leitura se faz, somando a quantidade deslocada a partir do zero nos lados de alta e baixa pressão.
No tipo (b), o ajuste de zero é feito em relação ao lado de alta pressão. Neste tipo há necessidade de se ajustar a escala a cada mudança de pressão.
No tipo (c) a leitura é feita a partir do pontomínimo da superfície do líquido no lado de alta pressão, subtraída do ponto máximo do lado de baixa pressão.
A leitura pode ser feita simplesmente medindo o deslocamento do lado de baixa pressão a partir do mesmo nível do lado de alta pressão, tomando como referência o zero da escala.
A faixa de medição é de aproximadamente 0 ~ 2000 mmH2O/mmHg.


A.2. Manômetro de Coluna Reta VerticalO emprego deste manômetro é idêntico ao do tubo em “U”.
As áreas dos ramos da coluna são diferentes, pois a maior pressão é aplicada normalmente no lado de área maior e provoca um pequeno deslocamento do líquido na mesma, fazendo com que o deslocamento no outro ramo seja bem maior, face ao volume deslocado ser o mesmo e sua área bem menor. Chamando as áreas do ramo reto e do ramo de maior áreade “a” e “A”, respectivamente, e aplicando pressões P1 e P2 em suas extremidades.
[pic]

Figura 2. Manômetro tipo coluna reta vertical.



A.3. Manômetro de Coluna Inclinada


Este Manômetro é utilizado para medir baixas pressões na ordem de 50 mmH2O. Sua construção é feita inclinando um tubo reto de pequeno diâmetro, de modo a medir, com boa precisão, pressões em função do...
tracking img