Manipulação da imagem na história_alterado

2917 palavras 12 páginas
Manipulação da imagem na história e o seu impacto na opinião pública.

Resumo-

Este artigo procura ressaltar alguns casos do uso da imagem como meio de manipulação da opinião pública no decorrer da história, tanto por questões políticas como por questões de estética, pessoais ou religiosas. Observando as mudanças tecnológicas e técnicas para a manipulação da imagem aos dias atuais.

Introdução-

Segundo Donald A. Norman (2004), temos uma capacidade de interpretar os outros, que veio e uma herança biológica ao longo dos anos. Como resultado disso, percebemos estados emocionais em outras pessoas e, em qualquer coisa que lembre vagamente algo parecido com a vida. Objetos, animais e principalmente pessoas nos causam algum sentimento emocional, a identificação de uma determinada foto já nos remete a um estado afetivo baseado em nossas experiências pessoais. Não podemos controlar essas emoções sentidas através da interpretação que temos por qualquer coisa que vemos, pois vêm automaticamente embutidas, em um nível visceral. (Design Emocional, p.161 a 164)
Em seu livro Direção de Arte em Propaganda, Newton Cesar (2000) ressalta ainda que “(...) a imagem interfere nas vontades, nos desejos de quem admira. Por causa dela, o mundo sorri, chora, idealiza, sonha. A imagem transmite ideias, emoções. Reproduz com fidelidade a verdade dos fatos (...)”.

As manipulações das fotos na história-
O uso de imagens para transmitir ideias, vender ou persuadir já vem de longa data e parece estar mais forte a cada dia. Durante os grandes eventos históricos o uso de imagens, fotos, cartazes para transmitir uma ideia era muito comum, no entanto, algumas vezes, era usada a manipulação de fotos para ocultar alguns fatos e assim perpetuar uma “verdade” contada de forma mais conveniente, como foi o caso da famosa foto em que Lênin aparece discursando, após romper e declarar que Trotski é um inimigo do povo, este é retirado das fotos em que Lênin estava:

Figura

Relacionados