Manifesto Comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LÓGICA DO PENSAMENTO DE MARX NO LIVRO

Marx escreveu o Manifesto do Partido comunista a fim de problematizar e conscientiza situações que atravessam trabalhadores a partir de um movimento dos proletariados que acentuava uma conflituosa situação antagônica existentes no capitalismo: a burguesia e o proletariado. Vislumbrou sua obra discorrendo a partir de quatro pontos: Burguesia eProletariado, Proletários e Comunistas, Literatura Socialista e comunista e por fim a posição dos comunistas diante dos deferentes partidos. Afirma que a própria burguesia ao superar o feudalismo, foi autêntica ao alterar todas as relações existentes até então. Teve condições de revolucionar, pois o próprio curso histórico da humanidade assim proporcionou, ou seja, os meios de produção, relações sociais nãoeram mais compatíveis com as mudanças que já estavam acontecendo. No que tange o desenvolvimento industrial, proporcionará aos trabalhadores serem os autores da revolução que irá extinguir a burguesia.
Seu discurso utiliza da teoria comunista como sendo um partido que pretende unir todos os trabalhadores a fim de que estes articulem tutelas para si, levando a queda definitiva da classe opressoraburguesa. A revolução pretende abolir a propriedade privada, pois é esta que leva ao antagonismo de classes e exploração. Em momentos de sua obra rebate de forma critica e inteligente todas as afirmações contrárias sobre o comunismo, comparando-as com o capitalismo. Apoia todos os movimentos que pretendem retirar os burgueses do poder. Ao final, Marx afirma a necessidade da união dos trabalhadorespara que o comunismo seja concretizado.

LUTA DE CLASSES:

No inicio do Manifesto Comunista, Marx ressalta que a história da sociedade se confunde com a história da luta de Classes (Marx.1983, p.19). Com a queda do feudalismo, a burguesia revolucionou agregando todas as formas relações feudais antigas, tornado-se a principal articuladora dos meios de produção, obrigando dessa forma os homensao trabalho por exploração, que é a forma pelo qual ela acumula capital.
A sociedade novamente foi dividida em grupos antagônicos e que continuam em constante conflito que é a burguesia e o proletariado. É um confronto permanente entre poderosos e fracos, opressores e oprimidos e, portanto, sempre uma relação injusta. O esforço de uma classe para conseguir maior poder e bem estar na sociedade,visando respeito aos direitos, oportunidades de seus membros e privilégios designam-se luta de classes. Marx ainda ressalta
O que, porém, caracteriza a nossa sociedade burguesa é a simplificação dos antagonismos sociais. A sociedade toda vai se reduzindo paulatinamente a apenas dois grandes campos opostos, a duas grandes antagônias:a burguesia e o proletariado.(Marx, 1983.p.20).
No filme, temposmodernos há uma cena que mostra claramente essa contradição de classes. A burguesia é representada pelo presidente da indústria, sentado confortavelmente em sua poltrona, tendo a sua disposição um monitor de onde ele pode comandar e ver tudo o que se passa nas alas de produção. A classe trabalhadora é retratada por operários que apertam parafusos nessa indústria, num trabalho enfadonho, massacrantefisicamente e psicologicamente. Quando o burguês vê que os trabalhadores estão num ritmo lento, ele manda acelerar as máquinas sem sair de sua sala. O operador é obrigado a render-se ao ritmo da máquina ditado pelo seu empregador. Em determinado momento, o chefe continua aumentando a velocidade das maquinas, então Chaplin trabalha tanto que começa a ficar “louco” como mesmo diz um de seus colegasde trabalho e começa a apertar tudo que vê pela frente. A exploração é tanto, a ponto de interferir inclusive na saúde mental tanto quanto física. É um completo esgotamento que a burguesia pretende fazer, retirando todas as forças possíveis de seu trabalhador.
Conforme toda essa situação, os trabalhadores vão tomando consciência de sua situação deplorável e iniciam a “luta” contra a burguesia....
tracking img