Manguebit

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Falar sobre o Manguebeat não é uma tarefa fácil devido a grande diversidade de temas que compõem esse movimento tão rico culturalmente. No entanto, é sempre muito importante estudar, analisar e compreender os movimentos culturais e de contracultura que fazem parte da nossa história social. Com isso, desenvolvemos um trabalho baseado no artigo “Música, Sociabilidades e Identidades Juvenis: oManguebit no Recife (PE)” da doutora Lídice Maria Silva Araújo com o intuito de responder e esclarecer diversas perguntas pertinentes a esse tema como: O que foi o movimento Manguebeat? O que seus integrantes queriam com este movimento? Por que ele pode ser entendido como uma tribo? Quem foi Chico Science? Todas essas perguntas serão respondidas no decorre do trabalho.
Começaremos analisando oconceito de tribo e por que podemos considerar a organização social deste movimento como uma tribo. Segundo o dicionário tribo é um grupo social que vive em comunidade e compartilha os mesmos costumes. Porém, esta definição não explica com exatidão as chamadas tribos urbanas, expressão criada pelo sociólogo Maffesoli que significa a união de indivíduos em grupos que apresentam um comportamento muitoexpressivo e auto afirmativo e que buscam um sentimento de pertencimento. Para Maffesoli foram as experiências dos jovens nas sociedades atuais e a reação ao individualismo exacerbado da sociedade urbana contemporânea que levaram à formação dessas tribos urbanas em que os jovens possuem gostos e costumes parecidos e estão em busca de diversão, de prazer e de um ideal que os identifique como diferentese únicos. Assim podemos entender a diferença apontada por Maffesoli entre as tribos contemporâneas e as antigas tribos. Enquanto nestas o pertencimento não era algo optativo, nas tribos atuais, a participação das pessoas é uma questão de escolha pessoal, de empatia com as ideias daquele grupo. Dessa forma, podemos considerar o Manguebeat uma tribo urbana, que nasceu no Recife e reúne jovens comos mesmos gostos, especialmente os musicais, para que, juntos, eles construam suas próprias identidades.
Mas afinal, o que foi o Manguebeat? Foi um movimento de contracultura surgido no Brasil na década de 90 em Recife, que mistura ritmos regionais (maracatu, ciranda) com o pop, hip hop, rock. E que através das suas letras bem-humoradas criticam o abandono econômico-social do mangue e adesigualdade de Recife. Um dos criadores desse movimento foi Francisco de Assis França, mais conhecido como Chico Science que nasceu em Olinda em 13 de março de 1966. Ele foi o cantor e compositor brasileiro que mais promoveu a fusão entre maracatu e rock em sua época e, com isso, agitou o cenário artístico do Recife com movimento Manguebeat, em meados da década de 1990. “É nossa responsabilidade resgataros ritmos da região e incrementá-los junto com a visão pop. Eu vou além” - Chico Science.
Líder da banda Chico Science & Nação Zumbi, deixou dois discos gravados: Da Lama ao Caos e Afrociberdelia. O primeiro disco, Da Lama ao Caos, teve boa receptividade da crítica e projetou a banda nacionalmente. O segundo, Afrociberdelia, mais pop e eletrônico, confirmou a tendência inovadora de ChicoScience e Nação Zumbi, que foram projetados internacionalmente e até tocaram com Gilberto Gil nos EUA. Gil considerava Chico Science (juntamente com o grupo baiano Olodum e o compositor Carlinhos Brown) como "O que surgiu de mais importante na música brasileira nos últimos vinte anos”. Infelizmente, Chico teve sua carreira precocemente encerrada por um acidente de carro em fevereiro de 1997, comapenas 30 anos, mas deixou um legado eterno em seu país.
O cenário de Recife no momento em que nasceu esse movimento era um cenário segregado, mas não era uma segregação física e sim simbólica que delimitava os lugares na cidade de cada parte da sociedade. Mas os problemas sociais de Recife não são apenas atuais, eles começaram a partir de um processo de aterramento indiscriminado que a cidade...
tracking img