Rap em bh e o maguebit no recife

1047 palavras 5 páginas
Antropologia e Comunicação

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Alunas: Marcela Valladares 2 período de Relações Publicas

Pâmela Mariano

Tatiele

Thais Alves

Textos base:

Musica, sociabilidades e identidades juvenis: o manguebit no Recife (PE), de Lidice Araujo.

Cap.Mapeando a cidade: Belo Horizonte através da representações da periferia da dissertação mapeando a cidade: uma percepção urbana a partir das representações da periferia, de Ana Cristina Faria.

1) Como rap retratam as como o mangueBit e o rap retratam as cidades de Recife e Belo Horizonte, respectivamente Considere em sua resposta o perfil de classe social dos criadores de cada um desses movimentos musicais.

Rap – Belo Horizonte

Os rappers apresentam fatos e referências da realidade social cultural das periferias das cidades, através de uma conotação realista, fazem denúncia e questionamentos sobre as situações em que eles se relacionam.

A representação da cidade nas músicas é urbana e contemporânea, mas uma das características principais é a preocupação com a localidade que convivem. As mensagens contidas nas músicas são dirigidas, fazendo com que as pessoas identifiquem claramente as referências e o lugar que abordam e as ideias desenvolvidas pelos rappers nas músicas.

No entanto, algumas abordagens e linguagens podem causar certo desconforto em parte da população e por isso em grande parte das ocorrências, os rappers, ao apresentar a cidade carregam um tom provocativo, explicito e agressivo.

A cidade é pensada a partir das especificidades de seus autores (rappers) e também de suas facetas mais críticas, seus problemas e contradições. Com isso, promovem a territorialização das músicas e o reconhecimento dos espaços dessa cidade.

O Rap, principalmente, tem um perfil fortemente construído sobre as referencias locais, como a violência, a injustiça social e os problemas de espaços segregados dentro

Relacionados