Rap em bh e o maguebit no recife

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Antropologia e Comunicação

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Alunas: Marcela Valladares 2 período de Relações Publicas

Pâmela Mariano

Tatiele

Thais Alves

Textos base:

Musica, sociabilidades e identidades juvenis: o manguebit no Recife (PE), de Lidice Araujo.

Cap.Mapeando a cidade: Belo Horizonte através darepresentações da periferia da dissertação mapeando a cidade: uma percepção urbana a partir das representações da periferia, de Ana Cristina Faria.

1) Como rap retratam as como o mangueBit e o rap retratam as cidades de Recife e Belo Horizonte, respectivamente Considere em sua resposta o perfil de classe social dos criadores de cada um desses movimentos musicais.

Rap – Belo Horizonte

Osrappers apresentam fatos e referências da realidade social cultural das periferias das cidades, através de uma conotação realista, fazem denúncia e questionamentos sobre as situações em que eles se relacionam.

A representação da cidade nas músicas é urbana e contemporânea, mas uma das características principais é a preocupação com a localidade que convivem. As mensagens contidas nas músicas sãodirigidas, fazendo com que as pessoas identifiquem claramente as referências e o lugar que abordam e as ideias desenvolvidas pelos rappers nas músicas.

No entanto, algumas abordagens e linguagens podem causar certo desconforto em parte da população e por isso em grande parte das ocorrências, os rappers, ao apresentar a cidade carregam um tom provocativo, explicito e agressivo.

A cidade épensada a partir das especificidades de seus autores (rappers) e também de suas facetas mais críticas, seus problemas e contradições. Com isso, promovem a territorialização das músicas e o reconhecimento dos espaços dessa cidade.

O Rap, principalmente, tem um perfil fortemente construído sobre as referencias locais, como a violência, a injustiça social e os problemas de espaços segregados dentrodas cidades.

Os dados colocados nas músicas são predominantemente localizados na cidade onde os autores das músicas vivem. Portanto, o que mais se pode verificar nessas músicas é valorização dos aspectos locais em detrimento de referencias socioculturais globalizadas. Através dessas preocupações locais, eles buscam fortalecer o sentimento de pertencimento a um lugar específico a fim deincentivar a vontade de luta e reação das pessoas desse lugar. Nesse papel, os rappers reconhecem e assumem lugar de conscientizadores e formadores de opinião frente aos seus semelhantes.

Na musica "BH- a Capital do século" do Black Soul, por exemplo, os rappers constroem uma narrativa na qual apresentam a um gringo a cidade de Belo Horizonte. Com isso, confirmam a intenção de apresentar a todos que aoutra face de quem mora nas favelas, são pessoas minorizadas e fragilizadas pela situação em que vivem, mas ao mesmo tempo buscam soluções, fortalecendo a identidade e o desejo de mudança. Dessa forma, os espaços urbanos podem ser entendidos com o mundo da vida dos meninos do rap, o lugar da sua experiência e ação e as músicas confirmam isso a todo instante. A classe baixa é tema predominante dessamusicas de rap: os valores, os problemas do cotidiano, as lembranças, as relações sociais e relações com os espaços e os usos da cidade, são revelados nessas letras e constroem para o leitor, a arqueologia material, a etnografia da vida cotidiana, a elaboração cultural das vivencias no meio urbano e as mais diversas manifestações culturais e sociais.

Nas músicas, o que se considera são asreferencias urbanas relacionadas ao centro histórico ou às regiões da periferia social da cidade. São monumentos, ícones urbanos e elementos naturais da cidade que são reconhecidos isoladamente como referencias significativas para os meninos e de alguma forma são tomados em suas músicas.

O que os rappers mais evidenciam na maioria das musicas ao falarem de seu lugar de origem, são os conflitos, a...
tracking img