Manganes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Manganês (Mn)é o nome dado a um metal branco cinzento distribuído em diversos ambientes geológicos, encontrando-se na forma de óxidos, hidróxidos, silicatos e carbonatos. É um elemento dotado de qualidades importantes à utilização na indústria siderúrgica, devido à sua composição físico-químicas, atuando como agente dessulurante (diminuidor da quantidade de enxofre) e desoxidante (propício acorrosão e ferrugem, por possuir maior afinidade com o oxigênio do que com o ferro). São as formas em óxidos que representam a maior parte da utilização industrial e comercial do elemento, como por exemplo a pirolusita (MnO2), a hausmannita (Mn3O4) bem como a manganita (Mn2O3H2O).
É comum classificar o manganês a partir do minério em que este encontra-se agregado. Temos assim:
* Minério demanganês - composto de mais de 35% de manganês puro;
* Minério ferruginoso – com uma quantidade de manganês variável entre 10 e 35%;
* Minério de ferro manganesífero – com uma quantidade de manganês variável entre 5 e 10%;
Consome-se o manganês em consideráveis quantidades na indústria siderúrgica, na produção de ferroligas. Seu peso específico é de 5,95 g/cm³, com um ponto de fusão localizadoem aproximadamente 2061 graus Celsius, possuindo um peso atômico de 54,93. Seu número atômico é 25, valendo ao manganês um lugar entre os denominados “metais de transição” na tabela periódica dos elementos químicos.
O elemento possui similaridades com o ferro, sendo duro e bastante frágil, refratário e de fácil oxidação. Em sua forma metálica, ele pode ser, por meio de um tratamentoespecial, transformado em ferromagneto ( ima artificial criado a partir do ferro e elementos bastante similares em propriedades, como o manganês.
Os países industrializados da Europa Ocidental, Estados Unidos e Japão – com exceção da Rússia – possuem dependência extrema de reservas de manganês para suas indústrias siderúrgicas, sendo um mercado bastante vantajoso – como foi na prática – para países da economiaperiférica como o Brasil.
Em nosso país, a maioria das reservas concentram-se no estado do Mato Grosso, sendo porém, as maiores quantidades do minério extraídas nos estados do Pará (57,86% do total) e Minas Gerais (21,48%). Outras reservas dignas de menção são as dos estados do Amapá, Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Goiás. Entre 1987 e 2000, porém, há uma significativa queda na produção,propagando logicamente um queda também na produção de ferroliga exatamente no mesmo período analisado. Antes dessa queda, o primeiro posto na produção nacional pertencia ao Amapá, com a ajuda de seu importante lavra na região da Serra do Navio.
Porém, este mesmo posto, bem como as jazidas de Urucum e Carajás  no Pará foram fechadas, provocando um decréscimo na produção e a ocupação do primeiro lugarde produtor pelo estado de Mato Grosso. Mas, o manganês daquela área, de qualidade bastante inferior, torna as reservas de Minas Gerais as principais do país, apesar de sua menor quantidade.
RESERVAS
Em 2000, as reservas nacionais de minério de manganês, incluindo as medidas, indicadas e inferidas, totalizavam cerca de 187,67 milhões de toneladas, diminuindo consideravelmente em relação a 1988,quando representavam 387,9 milhões de toneladas.
Isso foi em decorrência da reavaliação das reservas no principal Estado detentor, o Mato Grosso do Sul, que tinha em 1988 cerca de 253,4 milhões de toneladas e, em 2000, ficou reduzido a 83,92 milhões de toneladas. Houve também reavaliação de reservas na mina do Igarapé Azul da CVRD, em Carajás. Porém, a redução foi insignificante, pois em 1988, asreservas totais eram de 79,5 milhões de toneladas e, em 2000, ficaram em 62,09 milhões de toneladas, não causando maior impacto no total de reservas brasileiras. Os outros Estados, como a Bahia, o Espírito Santo e Minas Gerais, conservaram mais ou menos o mesmo nível de reservas de 1988. Alguns, inclusive, até aumentaram um pouco suas reservas, e outros até apareceram na estatística (São...
tracking img