Maneabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GOVERNO DO ESTADO
POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS
ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR CEL NEPER ALENCAR

DISCIPLINA: MANEABILIDADE POLICIAL
PELOTÃO: 4°
INSTRUTOR: 2° TEN LUIZ VITAL

APOSTILA PARA AP1

1 INTRODUÇÃO
“Na vida, quanto mais se vive, mais se aprende. Na Polícia, quanto mais se aprende, mais se vive.”
(Autor desconhecido)
2 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
2.1 O policial é um cidadão e,quando em patrulhamento, está em contato direto com outros cidadãos como ele, sendo todos membros da mesma sociedade, incluindo aí os eventuais cidadãos infratores. O policial é, entretanto, um cidadão comum da sociedade, diferenciado apenas pela sua qualificação e pelo fato de ser um cidadão a serviço da população.
2.2 Trabalhando sempre junto à comunidade e de uma maneira bem visível, ostensiva, opolicial é o representante do Estado (poder público) mais acessível à sociedade. É o Estado em cada esquina, próximo ao cidadão e disposto a restaurar a ordem pública em todas as ocasiões.
2.3 A população deve ver no Policial alguém em quem possa confiar e contar em todos os momentos. Portanto, esteja ciente que sua missão como policial é SERVIR E PROTEGER a comunidade. Saiba também que, comopolicial e promotor dos Direitos Humanos, você deve não apenas respeitá-los ou defende-los, mas você deve ir além, deve promovê-los, o que implica em lutar para que todos os cidadãos, sem distinção de qualquer natureza, tenham também respeitados os seus direitos.
2.4 Imprescindível se faz o questionamento constante quanto às conseqüências dos atos que os policiais praticam, enquanto encarregadosde fazer cumprir a lei. Não se devem perder de vista as implicações de uma decisão tomada de forma inconseqüente e precipitada. Primeiramente, do ponto de vista da pessoa humana, as atitudes que fogem ao contexto ético são testemunhas de falta de sensibilidade para com o próximo, além de caracterizar falta de profissionalismo.
2.5 Sabemos que nem sempre nós estamos emocionalmente em harmoniaconosco mesmos e com o ambiente que nos circunda – somos seres humanos! No entanto, para quem busca a polícia como alternativa para solucionar um problema que esteja vivenciando, este fator não é considerado. A expectativa é que estejamos sempre prontos para o trabalho. Para Servir e Proteger.
2.6 Um outro aspecto a ser observado por você é a legalidade de suas ações. Seja quem for que lhedirecione uma demanda de atuação policial, a justiça e a imparcialidade devem ser suas guias, sempre, sob pena de você mesmo se tornar uma vítima de suas ações ilegais, com reflexos diretos para sua própria vida e de sua família. Naturalmente, esta preocupação não deve se tornar impedimento para a cortesia, solicitude e atenção na sua forma de abordar as pessoas.
2.7 Para o bom desempenho de suasatribuições profissionais, cumpra e faça cumprir a lei, respeite e proteja a dignidade humana e ainda, mantenha, defenda e promova os direitos humanos. Seja um policial discreto, reservado e preserve a privacidade das pessoas. Não se esqueça de que o treinamento é vital para que você esteja sempre preparado para as intervenções mais diversas, exigidas de um policial moderno.
2.8 Embora você tenharecebido a autoridade para usar a força, deverá pautar-se pelos princípios da legalidade, proporcionalidade e necessidade. Sempre de maneira progressiva, ética e técnica, incluindo, principalmente, o seu uso extremo, que diz respeito ao emprego letal das armas de fogo; faça-o apenas quando estritamente necessário para a defesa da vida, seja sua ou de terceiros.
2.9 Lembre-se, seu papel é proteger esocorrer a comunidade, seus semelhantes e concidadãos, o que inclui inclusive, denunciar aqueles policiais que assim não procedem. Lembre-se ainda que a integridade física e psicológica das pessoas sob sua custódia é sua responsabilidade. Se necessário, tome medidas imediatas para assegurar-lhes socorro e atenção médica.
2.10 Embora trabalhe em situações em que houve ou possa haver a quebra da...
tracking img