Mamografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mamografia Digital vs Mamografia Convencional
            Desde 1913, quando Albert Salomon, Cirurgião da Surgical Clinic of Berlin University, utilizou a radiografia convencional para o diagnóstico do câncer de mama, notou-se que seria necessário um método diferenciado para este tipo de estudo, iniciou-se então, desde esta época um processo de estudo diferente para mama. Diversos métodos eequipamentos foram criados, com o intuito de cada vez mais, aproximar-se de um diagnóstico mais preciso.
            O sistema de écran-filme, associado a um equipamento específico para o exame de mamografia, e a gravação da imagem na película através de reações de agentes químicos, até hoje, vem sendo o método mais utilizado para o exame da mama, e em tempos de tecnologia, a pesquisa nos achadosclínicos da mama, sofre um avanço considerável com o diagnóstico digital.
            No período de 2003 a 2005, o ACR (American College of Radiology) dirigiu um estudo realizado em 33 locais divididos entre os Estados Unidos e o Canadá, submetendo um total de 49.528 mulheres assintomáticas a realizar um exame de mamografia em ambos os sistemas - Convencional e Digital - com interpretaçãoindependente de dois médicos, um para cada exame, com a finalidade de comparar a eficácia de ambos os sistemas.
            O DMIST (Digital Mammographic Imaging Screening Trial) foi idealizado para medir diferenças relativamente pequenas, mas potencialmente importantes, do ponto de vista clínico, na precisão diagnóstica entre mamografia digital e a mamografia convencional. As empresas participantes desteestudo, como a Fuji-Film, Hologic-Lorad, Fischer Medical, General Eletric Medical System, cederam, em alguns casos, os próprios sistemas para realização deste estudo.
            Como conclusão do DMIST, foi observada que a precisão diagnóstica global da mamografia convencional foi semelhante a mamografia digital, mas a mamografia digital é mais precisa em mulheres abaixo da idade de 50 anos,mulheres com mamas densas e mulheres em período pré-menopausal ou peri-menopausal, sem levar em consideração o pós-processamento das imagens, inerente ao sistema de mamografia digital.
 
Comparação entre os sistemas: Convencional e Digital

             Fig. 1: Esquema do aparelho utilizado para ambos os sistemas.
             O anodo de um equipamento de mamografia é constituído de molibdênio (Omolibdênio contém uma maior porcentagem de fotônios de baixa energia, facilmente absorvidos).
            O posicionamento da (o) paciente é o mesmo para ambos os sistemas.
 
 Fig. 2: posicionamento da Paciente.
             Uma das grandes desvantagens do sistema convencional é o processamento da imagem, pois este, está sujeito a reações químicas de agentes que irão fixar a imagem no filme. 
  Fig. 3: Processamento “Wet”
 
            Após a gravação da imagem esta é avaliada pelo Tecnólogo/Técnico, que envia a imagem ao médico Radiologista para ser interpretada.
 
 Resumindo:

 
 
E o que muda no sistema CR?
             A principio, o sistema digital foi criado para redução de dose efetiva, pois devido a placa de fósforo utilizada possuir uma latitude de exposiçãoampla, técnicas de menor exposição podem ser empregadas em alguns sistemas digitais, sem perda de informações.   
 
 Fig. 4: Comparativo entre as curvas características
             A mudança inicia-se pelo chassi que utiliza uma placa de fósforo que armazena os raios-x residuais, esta placa é denominada Imaging plate (IP).
  
 Fig. 5: IP sendo colocado em chassi de CR
                       Após a exposição, o IP é introduzido em uma leitora que faz a liberação da energia armazenada, realizando a conversão do sinal analógico para o sinal digital.
  
 Fig. 6: Leitora de IP
 
            Logo após a leitura do IP, a imagem já digitalizada estará disponível no monitor do console do profissional que estará incumbido de realizar o pós-processamento desta imagem podendo, também,...
tracking img