Maleficios e beneficios do oleo que utilizamos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
Pense em um assunto de Química que possa ser pesquisado. Elabore um Projeto de Pesquisa, contendo os seguintes tópicos.
1. Tema.
2. Titulo.
3. Problema.
4. Hipóteses (no mínimo três).
5. Objetivos (Geral + Específicos).
6. Justificativa.
7. Plano de Pesquisa.
8. Metodologia.
9. Cronograma de desenvolvimento.































UNIVERSIDADE FEDERAL DOCEARÁ – UFC
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB










PROJETO DE PESQUISA









MALÉFICIOS E BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE COZINHA QUE DESPREZAMOS.

























RUSSAS – CE

2012

1. – TEMA DA PESQUISA:
Preservação do Meio Ambiente, através do reaproveitamento de forma eficaz do óleo de cozinha.


2. – TÍTULO:
Malefícios e benefícios do óleo de cozinha que desprezamos.3. – PROBLEMA:
Em nossas residências e nos estabelecimentos que nos cercam, sempre utilizamos uma grande quantidade de óleo vegetal (óleo de cozinha). O problema esta na forma em que descartamos o óleo depois de utilizado, pois se jogarmos na pia podemos esta prejudicando nosso ler e o meio ambiente, e se o reutilizarmos no preparo de alimentos, podemos estar adquirindo doenças docoração.


4. – HIPÓTESES:
Para que essa realidade exista é possível que a população não saiba o que o mau descarte do óleo possa gerar, ou também por comodismo ou ainda que não conheçam uma forma de descarte que além de ecológica possa gerar lucros.


5. – OBJETIVOS:
1. – GERAL:
Explicar e orientar os indivíduos sobre os malefícios que o mal descarte do óleo vegetal pode trazer,assim como os benefícios que esta mesma matéria pode ocasionar quando utilizada de forma correta.
2. – ESPECÍFICOS:
• Dissertar sobre os malefícios ocasionando pelo mal descarte do óleo vegetal.
• Orientar sobre formas conscientes de descarte do óleo de cozinha.
• Salientar possíveis benefícios, que podem ser alcançados com a utilização da matéria emquestão.
• Demonstrar a técnica de elaboração do sabão a base do óleo vegetal.


6. – JUSTIFICATIVA:
Nosso meio ambiente sofre hoje várias alterações por conta de nossas ações desenfreadas de uso incontrolado de diversos produtos ofensivos ao meio em que vivemos. Um bom exemplo desses produtos é o óleo de cozinha ou óleo vegetal, que quando mal descartados, podem trazer problemasdesde a tubulação das casas, como também poluir leitos de rios, chegando a prejudicar os seres aquáticos.
É muito comum em nossas residências, e até mesmo nos comércios que frequentamos descartar o óleo de cozinha pelo encanamento da pia, isso quando não o reutilizamos na fritura, mas o que não sabemos é que essas ações tão corriqueiras do dia a dia, podem ser uma verdadeira “faca de doisgumes”, que podem estar nos prejudicando a curto, médio e longo prazo.
Quando descartamos o óleo pelo cano da pia, este irá criar acúmulos de gordura na tubulação provocando assim entupimentos, sendo também um atrativo para insetos como baratas, e até mesmo para ratos. Além de que quando este óleo atinge os esgotos e rios podem estar afetando todo um ecossistema.
Há também quemqueira economizar reutilizando o óleo na alimentação, mas engana-se quem pensar ser algo inocente. Depois que o óleo é utilizado, ele transforma-se em gordura trans (óleo saturado), ocasionando problemas de coração, como acumulo de gordura nas artérias.
É nesse intuito de orientar sobre formas de descarte correto, orientando sobre os danos causados pelo o óleo, que este projeto vem seposicionar, além também de ressaltar o que isto pode trazer de satisfatório para nós, como formas de reaproveitamento caseira de baixo impacto, como é o caso do sabão biodegradável, que pode se tornar ainda fonte de renda.


7. – PLANO DE PESQUISA:
Após leituras, pesquisas e observações sobre poluição do meio ambiente, pude descobrir que um simples item utilizado na cozinha pode se tornar...
tracking img