Quimica no cotidiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


A química está presente em todos os momentos da nossa vida. É só observar ao nosso redor. Como disse Einstein: “A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É esta a emoção fundamental que está na raiz de toda a ciência e arte”.
A ciência, como um conjunto organizado de conhecimentos, apresenta-se dividida em várias disciplinas, que se relacionam entre si. Entreelas temos a Química, que estuda a natureza da matéria, suas propriedades, suas transformações e a energia envolvida nesses processos.
Podemos dizer que tudo à nossa volta é Química, pois todos os materiais que nos cercam passaram ou passam por algum tipo de transformação.


Química no Cotidiano


A química está presente em todas as atividades humanas. Ela não se resume ás avançadaspesquisas de laboratório e á produção industrial. Ao contrário, está presente em nossa vida é parte do nosso cotidiano.
Quando preparamos os alimentos e os cozinhamos ou quando ingerimos um medicamento estamos fazendo uso de conceito de transformações químicas. Da mesma forma, a Química explica reações e transformações envolvidas em atos simples como lavar as mãos ou escovar os dentes.


1 -Mas, o que é a Química?

A Química é a ciência que estuda os materiais que constituem a natureza, sua composição e preparação, as transformações que sofrem as energias envolvidas nesses processos e a produção de novos materiais.
A Química está presente em todas as atividades da humanidade. Muitas vezes informações imprecisas, como “este alimento não contém química”, ou alarmista como “a energianuclear mata”, levam o homem a “ter uma visão distorcida” da Química. É necessário, portanto, fazer uma análise dos benefícios e malefícios que essa ciência traz. É impossível imaginarmos um mundo privado de combustíveis, medicamentos, fertilizantes, pigmentos, alimentos, plásticos etc., produtos fabricados em indústria química.
Ela é frequentemente chamada de ciência central, porque seuconhecimento básico é essencial para o estudo da Biologia, da Física, da Geologia, da Medicina e de várias outras ciências.

2 - Química: A ciência do século XXI

Tudo o que seus sentidos percebem é formado por substâncias químicas. Muitas dessas substâncias são naturais e está presente no nosso corpo quanto no solo, na vegetação, no ar etc. Outras são sintéticas, isto é, são produzidas pelo serhumano nos laboratórios e nas indústrias, como os plásticos, as fibras têxteis e os medicamentos.
Na vida moderna, essas substâncias químicas sintéticas têm grande importância. A produção de diversos materiais e produtos que utilizamos em nosso dia a dia – borracha, as fibras sintéticas, os metais – é resultado de conhecimentos de Química e de sua aplicação industrial.
Veja o exemplo o exemploda fabricação do automóvel. Nele são utilizadas muitas substâncias naturais e sintéticas. Observe:

2.1 Do petróleo são extraídas várias substâncias, como a gasolina e o óleo diesel, que podem ser usados em veículos e máquinas. Com as substâncias extraídas do petróleo podemos fabricar outras matérias – primas, como borracha artificial.
2.2 Utilizando o principal minério de ferro encontrado noBrasil, a hematita, podemos obter o ferro, que combinando com outros materiais, produz ligas metálicas como aço.
2.3 A partir da seiva da árvore conhecida comumente por seringueira, obtemos a borracha natural, e com isso fabricamos pneus e entre outros.
2.4 A areia pode ser extraída de praias marítimas ou fluviais e é uma das substâncias usadas para produção de vidro. Utilizado para fabricarjanelas, lâmpadas e outros objetos, o vidro pode apresentar várias cores, dependendo das substâncias utilizadas na sua produção.


3 - A Química Orgânica em nossa vida

3.1 Saúde

A Química Orgânica está presente na área da saúde desde 1895, com a descoberta do ácido salicílico pelo químico Kolbe. Esta substância revelou-se muito eficaz contra reumatismos. Em 1899 foi descoberto o ácido...
tracking img