Malaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MALÁRIA

INTRODUÇÃO

A Malária, também conhecida como Impaludismo ou Febre Intermitente é uma doença causada por um protozoário (esporozoário/Apicomplexa), pertencente ao gênero Plasmodium.Durante muito tempo pensou-se que a doença se devia ao ar contaminado, existente nas regiões pantanosas. O nome Malária originou-se do italiano Mal´Aria e significa Mal Ar, Ar Ruim.

AGENTE ETIOLÓGICOOs parasitas causadores da Malária pertencem ao gênero Plasmodium. Apenas 4 espécies parasitam o homem:
Plasmodium falciparum
Plasmodium vivax
Plasmodium malariae
Plasmodium ovale
Este últimoocorre apenas em regiões restritas do continente africano.

VETOR

A fêmea do mosquito pertencente ao gênero Anopheles.

CICLO BIOLÓGICO

O ciclo biológico do parasita pode ser resumido em 2etapas:
1. Uma fase assexuada: fase de multiplicação nas células do fígado e nos glóbulos vermelhos do homem;
2. Uma fase sexuada: ocorre no mosquito.
Se esse ciclo for quebrado em algum ponto, oparasita não poderá sobreviver.

Hospedeiro Vertebrado – Homem

Ciclo Pré-Eritrocítico (Tissular)

A infecção malárica inicia-se quando a fêmea do Anopheles (na picada) inocula com sua saliva,durante a hematofagia, formas infectantes filiformes denominadas ESPOROZOÍTOS, que se encontram em suas glândulas salivares. Estas formas desaparecem da circulação sanguínea do indivíduo dentro de 30 a 60minutos para alcançar os hepatócitos (células do fígado), onde evoluem. Após invadir o fígado, os esporozoítos se diferenciam em TROFOZOÍTOS pré-eritrocíticos. Eles se multiplicam por reproduçãoassexuada do tipo esquizogonia (mitose), dando origem aos ESQUIZONTES teciduais e, em seguida a milhares de MEROZOÍTOS que invadirão os eritrócitos (hemácias).
Ciclo Eritrocítico (invasão das hemácias)Inicia-se quando os merozoítos invadem os eritrócitos. Os merozoítos entram na hemácia, alimentam-se de hemoglobina, crescem passando por diversas formas:
Trofozoíto jovem
Trofozoíto maduro...
tracking img