Mais que nada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Sensoriamento Remoto: A DEMOCRATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES
Sensoriamento remoto ou detecção remota ou ainda teledetecção é o conjunto de técnicas que possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre (objetos, áreas, fenômenos), através do registro da interação da radiação eletromagnética com a superfície, realizado por sensores distantes, ou remotos. Geralmente estessensores estão presentes em plataformas orbitais ou satélites, aviões e a nível de campo. A NASA é uma das maiores captadoras de imagens recebidas por seus satélites. No Brasil, o principal órgão que atua nesta área é o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.
A Democratização do Conhecimento é uma questão que discute a ampliação do acesso tanto à recepção quanto à emissão de conhecimento, asua democratização e do conhecimento. A formação de leitores e a insersão cultural das populações nos mais diversos assuntos, pretendem assim disponibilizar as novas tecnologias de informação e comunicação às comunidades e promover o processo de inclusão digital das populações, visando o alcance de seus objetivos.

 
1)-A imagem acima mostra todos os continentes, toda a superfície da Terra queé como uma esfera a noite. Você acha que isto é possível sem criar uma montagem fotográfica, sem usar uma escala de redução? Justifique sua resposta.
2)-É possível que uma única imagem de satélite represente toda a Terra à noite? Justifique sua resposta.
3)-Se você acha que esta imagem é uma montagem, será que pode abrir possibilidades para equívocos ou distorções intencionais? Justifique suaresposta.
4)-Entre um mapa e uma imagem qual delas é que melhor expressa a realidade? Justifique sua resposta.
COMPARE a foto de satélite acima com o mapa abaixo “Evolução das Grandes Aglomerações” e responta:
1)-Há alguma relação entre as zonas de maior iluminação com as de maior aglomeração?
2)-Compare as áreas de maior e menor iluminação dos Estados Unidos com áreas do território da China. Sãoiguais? Quais diferenças?
3)-Observe as áreas mais iluminadas da foto e compare com as mesmas áreas do mapa e fça uma síntese relatando o que a foto acrescentou de conhecimentos para você em relação ao mapa e vice versa.

Evolução das Grandes Aglomerações, 1975 - 2003

4)-Qual das duas imagens acima, foto ou mapa, expressam melhor a realidade. Justifique sua resposta.
Sensoriamento remotoRemoto é o mesmo que dizer distante, o sensoriamento remoto é um conjunto de técnicas para observar e coletar informações da superfície terrestre, obter informações à distância, seja da terra e até de outros astros. A capitação das imagens ou informações é feita através de um sensor que interage com os objetos através da radiação eletromagnética, este é um dos tipos que existem.
As fotografiasaéreas obtidas com o sensoriamento remoto geralmente são utilizadas para produzir mapas, por exemplo, e são obtidas a nível suborbital. As imagens conseguidas a nível orbital, com sensores instalados em satélites artificiais, um deles o Landsat, tem uma série de utilidades, como as meteorológicas, localizar recursos naturais, queimadas, desmatamentos, entre outros. Além de aeronaves e os satélites,balões também são usados no sensoriamento remoto.
O sensoriamento a nível orbital permite o monitoramento de grandes áreas da superfície terrestres, obtendo imagens repetidas e contínuas, por tempo indeterminado, em determinados períodos dos anos, em anos predeterminados ou ao longo dos anos enquanto durar o satélite, facilitando o estudo de forma dinâmica e nas escalas que forem necessárias,sejam continentais ou mesmo de um quarteirão ou de uma casa.
O sensoriamento remoto é intensamente utilizado, além do desenvolvimento de mapas cada vez mais precisos, permite imagens e estudos sobre áreas de minérios, bacias hidrográficas, ares agrícolas, planejar uma urbanização, além de monitorar desastres naturais ou provocados, como desmatamentos, queimadas, enchentes, poluição de rios e...
tracking img