Maio de 68 - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAIO DE 68

O movimento de maio de 68, França, foi um movimento jovem que buscou uma ruptura com os valores tradicionais da época, novos ares. Jovens da universidade deNanterre, Paris, saíram em protestos contra a divisão dos dormitórios masculino e feminino do campus em 2 de maio, e assim começou uma série de reivindicações. Se juntaram à causa maisuniversitários e partidos políticos, com o intuito de conseguir melhoras para a situação do país. Em pouco tempo, os estudantes pediram a renúncia do presidente, Charles de Gaulle, por serconservador, e a realização de eleições. Os protestos engrossaram e barricadas eram realizadas por parte dos estudantes, e Paris virou um campo de batalha. Além disso, perto do dia 20, ostrabalhadores e operários entraram em uma greve geral pelas más condições de trabalho. O presidente, alarmado com a situação, se refugiou, concedeu aumento de salário aos trabalhadores econvocou eleições legislativas. Os trabalhadores se acalmaram, mas os vencedores das eleições foram basicamente apenas simpatizantes de Gaulle. Com o passar do tempo, os protestos estudantisse acabaram, mas algumas de suas mensagens perduraram, como “É proibido proibir”. Para estes estudantes, a situação não trouxe benefícios diretos, mas mostrou ao mundo que os jovensfranceses estavam exigindo mudança.
O movimento hippie fez parte da contra-cultura americana da década de 60, posteriormente perdendo sua popularidade nos anos 70.
E como umacontra-cultura, os hippies adotavam um estilo de vida nômade, negavam a Guerra do Vietnã e o nacionalismo, abraçavam aspectos de religiões como o hinduísmo, budismo e/ou as religiões dasculturas nativas norte-americanas e estavam em desacordo com valores tradicionais da classe média americana.
Era associado aos hippies o uso de drogas, principalmente a maconha.
tracking img