Maio de 1968

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao questionar sobre as divergências do período da revolução de maio de 1968 e as mudanças no marxismo inicia-se uma busca pelo entendimento das implicações que esta data trouxe na ordem políticamundial. A simplória definição teórica do marxismo remete ao materialismo e socialismo científico. No entanto, ao adentrarmos nos contextos históricos que está inserido percebemos a presença de maiorescomplexidades em sua definição, principalmente partindo da análise do século XX.
Com o questionamento do autor Eric Hobsbawn em Revolução e Sexo, nos indagamos sobre qual é, de fato, o papel principalda Revolução no âmbito social e cultural, a partir da discussão do comportamento revolucionário do final da década de 60. O autor procurará explicar a diferença do termo revolução em sua concepçãopara sua, de certa forma, diferente atuação na década de 60. Com isso, a data de maio de 68 representou muito mais do que atos revolucionários em diferentes locais do globo. Tratava de novas concepçõespolíticas, éticas, sexuais e comportamentais. Tais transformações serão base para a crítica de Hobsbawn.
Para isso se baseará em exemplos ligados a Che Guevara e a associação dos termos revolução esexo, como uma crença em que a sociedade fora sucumbida. Hobsbawn afirma que “não há base para a conexão instaurada na sociedade entre movimentos sociais revolucionários e a permissividade sexual empúblico ou outro comportamento pessoal qualquer”. Comportamento sexual é diferente de dominação política ou de exploração econômica e social, desconsiderando, segundo ele, a dos homens sobre asmulheres. E, ainda, a liberação sexual não se assemelha com a liberação política. Esta impõe estritas convenções de comportamento pessoal privado ou público.
Com o ocorrido em maio de 1968, houve certo curtocircuito do marxismo, mudando suas características e tornando-se, assim, um pensamento filosófico de caráter acadêmico. Possuidor também de uma linguagem rebuscada, exótica e complexa para os...
tracking img