Maias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O tema que vou apresentar é o romance entre Carlos da Maia e Maria Eduarda, que pertence à intriga principal.
Carlos Eduardo da Maia é filho de Pedro da Maia e Maria Monforte. Ficou sem pai muito novo e a sua mãe fugiu com um italiano, facto que ele desconhece, ficando ao cargo do avô, Afonso da Maia.
A primeira vez que Carlos soube algo sobre a sua mãe, Maria Monforte, foi através do seu amigoJoão da Ega, que numa noite muito bêbedo disse que teria orgulho se a sua mãe fosse como a mãe de Carlos. (cap. VI, pág. 186, 4º parágrafo)
O primeiro contacto entre Carlos e Maria Eduarda foi à entrada do Hotel Central, quando Carlos se dirigia para o jantar do Ega e viu no peristilo do hotel, uma senhora loira muito elegante. (cap. VI, pág. 160, último parágrafo)
No jantar, o senhor DâmasoSalcede disse-lhe que a senhora era madame Castro Gomes e tinha chegado de Bordéus. Carlos ficou encantado e sonhou com ela nessa noite.
Poucos dias depois, Carlos voltou a encontrar a madame Castro Gomes e reconheceu-a imediatamente pelo seu andar de Deusa. (cap. VII, pág. 207, último parágrafo)
Ao outro dia viu-a novamente no Aterro, mas desta vez acompanhada pelo homem que pensava ser seumarido, o Castro Gomes. Os olhos de ambos fixaram-se profundamente e Carlos conseguindo observá-la melhor ficou ainda mais maravilhado e apaixonado com todos os seus traços. (cap. VII, pág. 209, parágrafo 9)
Na esperança de a ver novamente, Carlos voltou três vezes ao Aterro, mas não a tornou a ver. O Taveira, frequentador habitual do Ramalhete, disse-lhe que os Castro Gomes tinham ido a Sintra eCarlos convidou o Cruges, conhecido como maestro, para lá ir, em busca do seu grande amor. Mas quando entrou no hotel onde os Castro Gomes tinham ficado, o Lawrence, descobriu que tinham ido embora na véspera para Mafra. Nesse instante Sintra pareceu-lhe intoleravelmente deserta e triste. (cap. VIII, pág. 248, último parágrafo)
Já em Lisboa, Dâmaso apareceu no Ramalhete e pediu a Carlos para sedirigir à casa dos Castro Gomes, para ver a filha, Rosa, que estava doente. (cap. IX, pág. 262, parágrafo 7)
Carlos ficou com a esperança de encontrar por lá Maria Eduarda, mas esta não estava, tinha ido para Queluz nessa manhã. Apesar de não a ver, Carlos teve o primeiro contacto com a intimidade da senhora, e pode sentir o seu aroma e o seu requinte. (cap. IX, pág. 265, último parágrafo)
Dâmasocontou a Carlos que o Castro Gomes ia para o Brasil, o que o deixou muito animado, pois teria oportunidade de se apresentar à madame.
No Aterro, Carlos avistou os Castro Gomes numa caleche descoberta e a madame nem sequer o olhou. Sentiu-se revoltado, e por muito que fosse contra a sua vontade, nesse momento pensou que o melhor seria pedir a Dâmaso que o apresentasse à madame Castro Gomes.
Porfim pediu-lhe, combinando uma visita aos Olivais, na casa de Craft, todavia, Dâmaso apesar de ter prometido que iria falar-lhes de imediato, a apresentação nunca chegou a acontecer. (cap. XI, pág. 296, parágrafo 4)
Na corrida de cavalos, Dâmaso contou a Carlos que o Castro Gomes tinha ido para o Brasil e que a madame estava alojada no prédio do Cruges. Carlos pensou logo em se apresentar àsenhora.
Poucos dias depois, Carlos recebeu um bilhete da madame Castro Gomes para que no dia seguinte fosse visitar um familiar que estava doente. (cap. X, pág. 348, parágrafo 2)
No dia seguinte dirigiu-se à rua de S. Francisco, ao prédio do Cruges, para a sua visita médica, era miss Sara que estava doente, a governanta. Já dentro da casa, enquanto esperava por madame Gomes, ouviu pela primeira vez oseu nome e achou-o perfeito: Maria Eduarda. (cap. XI, pág. 352, parágrafo 7) Presságio
Por fim, encontrou-se com Maria Eduarda para falarem sobre o assunto que o levara ali, e quando a viu, sentiu que uma onda de sangue lhe abrasava o rosto, não conseguia tirar os olhos de tamanha beleza. (cap. XI, pág. 354, parágrafo 3/pág. 355, 3ª linha)
Nas semanas seguintes, Carlos foi-se familiarizando...
tracking img