MAIAS
O maia dos dias de hoje ainda vive dentro das fronteiras do seu velho império, que compreende os territórios de Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador e os cinco estados mexicanos deTabasco, Chiapas, Campeche, Yucatán e Quintana Roo. A população total oscila entre 4 e 5 milhões de habitantes. Os maias vivem em palapas, casas de palha e adobe. Os camponeses cultivam milho, feijão,chile, tomate e chayote usando o método de desmatamento e queima; geralmente, as famílias possuem seu próprio pomar de laranjeiras e mamoeiros nos pátios e nas proximidades das casas. As comunidades maiasmais tradicionais da Península de Yucatán estão concentradas na zona maia, uma área isolada que se situa no centro de Quintana Roo.

Toda comunidade maia tem uma veste tradicional própria que adistingue das demais aldeias. Geralmente os trajes são feitos a mão e bordados pelas mulheres da comunidade. Para elaborar suas roupas, eles utilizam brilhantes coloridos e desenhos infinitos, e se dizque há centenas de estilos diferentes. Os apetrechos mais bonitos são reservados para as festividades religiosas. O mais importante é a celebração do santo padroeiro do povoado, que se celebra com umasérie de eventos religiosos e culturais que podem durar inclusive uma semana. Preparam-se pratos tradicionais especialmente elaborados para o evento, e a comida e bebida são abundantes.

Os maiasconservaram, mesmo com o passar do tempo e a influência dos conquistadores espanhóis, muitas das suas antigas tradições e crenças. Todavia, os missionários espanhóis aproximaram muitos do catolicismoromano, e conseguiram abolir os sacrifícios humanos. Contam-se mais de trinta línguas dos diversos grupos étnicos dos indígenas maias. Muitos maias falam, além da própria língua, o espanhol.
ASTECASHoje em dia só restam ruínas do povo asteca, que já foi um dos maiores povos a existir na América antes da chegada dos europeus.
INCAS
A civilização inca foi destruída pelos conquistadores espanhóis... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Maias, incas e astecas na atualidade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Maias-Incas-e-Astecas-Na-Atualidade/639726.html

MLA

"Maias, incas e astecas na atualidade" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Maias-Incas-e-Astecas-Na-Atualidade/639726.html>.

MLA 7

"Maias, incas e astecas na atualidade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Maias-Incas-e-Astecas-Na-Atualidade/639726.html>.

CHICAGO

"Maias, incas e astecas na atualidade." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Maias-Incas-e-Astecas-Na-Atualidade/639726.html.