Maias, Astecas e Incas

Páginas: 10 (2480 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2013
Civilização Maia
Esta foi provavelmente a mais antiga das civilizações pré-colombianas. Habitaram nas florestas tropicais, atualmente localizadas nas regiões da Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (México).
Organização
A sociedade maia foi organizada em torno de uma rígida estrutura hierárquica, na qual, desde seu início e, através de seu desenvolvimento, a classe nobre encontrava-seno topo da pirâmide social e detinham todo o poder político e religioso.
Os laços entre as castas dirigentes eram sempre hereditários, o que fez com que o governo fosse mantido nas mãos de famílias nobres e seus descendentes. A única exceção era o caso dos comerciantes, que alcançavam um status social de nobreza, por fornecer informações estratégicas ao imperador.
No geral, a civilização maiaera uma sociedade teocrática, onde o poder correspondia aos sacerdotes e ao imperador, que era tido como um deus na terra.
Religião
Eram politeístas, onde um conjunto de deuses era adorado ao mesmo tempo. Suas crenças  eram baseadas na observação de fenômenos naturais, ou seja, davam um caráter místico aos elementos da natureza.
Os rituais religiosos eram de suma importância para os maias.Sem essas manifestações, os deuses e o universo poderiam vir a desaparecer. Outro importante aspecto dos rituais religiosos dos maias envolvia o oferecimento de sacrifício humano e animal. A principal importância do sacrifício era a oferenda do sangue, que saciaria a fome dos deuses.
Agricultura e economia
A agricultura foi um elemento primordial da civilização maia, não apenas pelas abundantesproduções, como também pelo profundo grau de conhecimento que os mais tiveram sobre diferentes técnicas de plantio e a eficiência com que diversificaram, planejaram e, definitivamente, construíram seu sistema agrícola. A economia era baseada na agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação do solo eram muito avançadas para a época. Praticavam o comércio demercadorias com povos vizinhos e no interior do império.
Além de agricultores, os maias também foram caçadores, arboristas,pescadores e mineiros.
Arte e arquitetura

Foram brilhantes em técnicas de escultura, cerâmica e pintura. Ergueram pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço arquitetônico. O artesanato também se destacou: fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos eroupas.
A arte maia tinha suma importância na preservação das tradições religiosas. Os maias trabalhavam com pedras, matérias em madeira e cerâmica para construírem estátuas e figuras em baixo relevo que adornavam os templos e demais construções urbanas. Na cidade de Bonampak encontram-se várias construções e pinturas da civilização maia que relatam a história política, cultural e militar Outras características
Os Maias tiveram uma medicina que foi combinação da ciência e magia, pois consideravam que as enfermidades teriam tantos casos naturais e como sobrenaturais.
Empregavam um sistema numérico vigesimal, bastante sofisticado, capaz de executar cálculos com centenas de milhões de registros e datas extensas. Um dos pontos mais altos da ciência maia foi a descoberta e a implementaçãodo conceito do número zero, que representavam com um caracol.
Sua literatura, destruída pelos conquistadores espanhóis, foi rica e complexa. Assim como os egípcios, usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos). Registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados importantes.
Declínio e Novo Império
A partir do ano 900 D.C, os centrosteocráticos maias entraram em colapso e foram, paulatinamente, abandonados. Com a queda de Teotihuacan e o posterior colapso dos centros maias, originou-se a etapa pós-clássica, situada entre os anos 1.000 e 1687 D.C., a fusão das culturas maia e tolteca deu início ao Novo Império Maia. O período pós-clássico termina com a conquista espanhola e suas consequências. Os maias foram os únicos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maias, incas e astecas
  • Incas, Astecas e Maias
  • incas maias e astecas
  • Maias,incas,astecas
  • Povos Astecas, Maias e Incas
  • Astecas, Incas e Maias
  • civilizações inca maia e asteca
  • Astecas,Maias e incas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!