Mafia italiana direito penal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI










MÁFIA ITALIANA











São Paulo
2010
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI










MÁFIA ITALIANA














São Paulo
2010
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 04
2 máfia 05
3 origens. .05
4 principais famílias da máfia italiana 08
5 camorra 12
6 máfia siciliana 14
7 Iniciação da máfia 17
8 lavagem dedinheiro 20
9 COmbate contra a máfia na itália 23
10 principais atividades 27
11 extorsão 29
12 resistência 30
13 subestimada...................................................................................................30
14 gírias da máfia............................................................................................. 32
15 A hierarquia da cosanostra.................................................................. 32
16 últimas novidades no mundo da máfia.................................................34
17 conclusão..................................................................................................... 48
16 referências bibliográficas.....................................................................49











1.INTRODUÇÃO




Temos por intenção através do desenvolvimento do presente trabalho abordar e demonstrar as origens das organizações criminosas, de forma a apontar a estruturação da máfia italiana.

Sabe-se que o crime organizado atua de forma distinta em diversas regiões, e que se desenvolveu por longos anos até tomar a estrutura na qual se encontra e continua a desenvolver uma função política,tanto em nível local quanto nacional.

As organizações mafiosas constituem, hoje, a espinha dorsal do sistema do crime internacional, a sua derrota é, portanto, o pressuposto para a desestabilização das outras formas de criminalidade organizada.

A máfia tem controlado tudo desde o tráfico de drogas da esquina até os mais altos escalões do Estado. Glorificados no cinema e na televisão,perseguidos pelos órgãos de repressão ao crime, jurados de morte por seus inimigos, os mafiosos levam vidas violentas e, não raro, curtas.




























2. MÁFIA

A Máfia é uma organização criminosa cujas atividades estão submetidas a uma direção colegial oculta e que repousa numa estratégia de infiltração da sociedade civil e das instituições.Pode-se também falar de sistema mafioso.

Os membros são chamados mafiosi (no singular: mafioso).

O termo máfia, com a inicial minúscula, é frequentemente utilizado para designar toda e qualquer organização criminosa.




1. ORIGENS

Na Itália existem diversas máfias, sendo mais conhecida a "Cosa Nostra" (em português "nosso assunto" ou "nossa coisa"), de origem siciliana. ACamorra, napolitana, e a 'Ndrangheta, da Calábria são outras conhecidas associações mafiosas.
A Máfia surgiu no sul da Itália na época medieval, seus membros eram lavradores arrendatários de terras pertencentes a poderosos senhores feudais, mas eles pretendiam dividir essas terras e, para isso, começaram a depredar o gado e as plantações. Quem quisesse evitar esse vandalismo deveria fazer umacordo com a máfia. Da Itália, a indústria da "proteção forçada" se espalhou para o mundo inteiro, em especial para os Estados Unidos. O filme The Godfather conta a história do crescimento da máfia nos EUA.
A palavra "mafia" foi tirada do adjetivo siciliano mafiusu, que tem suas raízes no árabe mahyas, que significa "alarde agressivo, jactância" ou marfud, que significa "rejeitado". Traduzidolivremente, significa bravo. Referindo-se a um homem, mafiusu, no século XIX, significava alguém ambíguo, arrogante, mas destemido; empreendedor; orgulhoso, de acordo com o acadêmico Diego Gambetta.
De acordo com o etnógrafo siciliano Giuseppe Pitrè, a associação da palavra com a sociedade criminosa foi feita em 1863 com a peça I mafiusi di la Vicaria (O Belo Povo da Vicaria) de Giuseppe...
tracking img