Madeleine Lieninger

449 palavras 2 páginas
Biografia de Madeleine Lieninger

Madeleine Leininger, enfermeira norte-americana, dedicou-se ao curso os estudos de relações de Antropologia e Enfermagem e sua maior contribuição foi a publicação da Teoria da Diversidade e Universalidade do cuidado cultural. O objetivo deste estudo foi refletir sobre a contemporaneidade desta teoria a partir dos contextos geo-historicos dos anos 50 e do período 2000 a 2009. Para tanto, compõe-se um ensaio teórico, de caráter reflexivo, no instituto de descrever os contextos desses períodos e encontrar situações combinantes quer comprovasse a atualidade da teoria.
Madeleine Leininger fez seu curso básico em enfermagem na St. Anthonys School ol of Nursing em Denver, CO, e graduou-se em 1948. Em 1950 conseguiu seu grau de Bacharel em Ciencias, no Benedictine College, Atchison, KS; no ano de 1953, conseguiu seu grau de Mestre em Enfermagem. Na Catholic university, em Washington, D.C; e. no ano de 1965, obteve o grau de Doutora em Antropologia, na university of Washington, Seatle. Ela é membro da American Academy of Nursing e possui o titulo de PHD pelo benedictine |College.

A Dra. Leininger é a fundadora so subcampo transcultural de enfermagem. É professora de Enfermagem e Antropologia, Diretora do Center for health Research e Diertora de trancultutal Nursing Offerings, na Wayne Atate University. Ocupou cargos nos campos nos campos docente e administrativo, em educação em enfermagem. Possui inúmeras publicações.

Madeleine e a década de 1950

A historia do povo americano é uma historia de imigração e diversidade. Os EUA receberam mais imigrantes do que qualquer outro país. Nós últimos 150 anos pode-se identificar três fases da imigração nos EUA. A quantidade de imigrantes que chegaram em cada fase apresenta relação direta com combinação de problemas político-econômico e da pressão demográfica nos países em desenvolvimento e pelo expressivo crescimento econômico do país, especialmente na ultima

Relacionados