Madeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estruturas de Madeira Área Bruta Seção transversal reta: Awr= Aw - n.af sendo: Aw = área bruta da seção = h. t; n = número de furos da seção; Af = área de um furo. Af= t . df.

Estruturas de Madeira Seção transversal zigue-zague

Sendo: s = projeção do segmento inclinado no eixo da barra; g = projeção transversal do segmento inclinado; n = número de furos do percurso zigue-zague Estruturas de Madeira Seção transversal zigue-zague Exercício 02 A linha de uma tesoura está submetida ao esforço solicitante de cálculo Nsd = 50 kN, considerando uma situação duradoura de projeto, verifique se a seção 7,5 cm x 10 cm atende a este esforço, considerando: conífera classe C-30; carregamento de longa duração; classe 4 de umidade; peças de 2ª categoria; parafusos de diâmetro 12,5 mm com tensãode escoamento fy = 250 MPa.

Estruturas de Madeira Seção transversal zigue-zague Exercício 02

Estruturas de Madeira Seção transversal zigue-zague Exercício 02

Estruturas de Madeira Aula 20/03/2013

Caracterização simplificada da resistência da madeira serrada.
Este método é apropriado para espécies conhecidas ou usuais. Nos ensaios são determinados os valores da resistência àcompressão paralela às fibras (fc,0). É permitida a adoção das seguintes relações, para a determinação das demais propriedades de resistência :

Estruturas de Madeira Aula 21/03/2013
AÇÕES E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

AÇÕES E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA
A NBR-7190:1997 (Projeto de Estruturas de Madeira) estabelece no item 3.1 que o projeto de uma construção de madeira écomposto por memorial justificativo, desenhos, e, quando houverem particularidades do projeto que interfiram na construção, por um plano de execução. Para a elaboração do projeto estrutural, nestas condições, deve-se observar o que prescreve a norma NBR-7190, além de outras normas que complementam estas exigências. Em especial, deve ser destacada a observação às prescrições da NBR-6120 (Cargas para ocálculo de estruturas de Edificações), assim como da NBR-8681 (Ações e Segurança nas Estruturas), que é o tema deste capítulo, e ainda a NBR6123 (Forças devidas ao Vento em Edificações). Não deve ser esquecida a observância da NBR-7808 (Símbolos Gráficos para Projeto de Estruturas).

AÇÕES E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA
Com respeito ao Memorial Justificativo, referido no primeiroparágrafo, a NBR-7190 determina que o mesmo deve conter : a) descrição do arranjo global tridimensional da estrutura; b) ações e condições de carregamento admitidas, incluídos os percursos de cargas móveis; c) esquemas adotados na análise dos elementos estruturais e identificação de suas peças; d) análise estrutural; e) propriedades dos materiais; f) dimensionamento e detalhamento esquemático das peçasestruturais; g) dimensionamento e detalhamento esquemático das emendas, uniões e ligações.

AÇÕES E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA
Os desenhos das estruturas de madeira devem ser elaborados de acordo com o Anexo A da NBR-7190, e com a NBR-10067 (Princípios Gerais de Representação em Desenho Técnico). Nestes desenhos, deve(m) constar, de modo bem destacado, a(s) Classes de Resistência dasmadeiras a serem empregadas. Por último, do Plano de Execução, quando for necessária a sua inclusão no projeto, devem constar, entre outros elementos, as particularidades referentes a: a) sequencia de execução; b) juntas de montagem.

AÇÕES E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA
Tipos de Ações São as causas que provocam o aparecimento de esforços ou deformações nas estruturas. As forças sãoconsideradas ações diretas e as deformações impostas como ações indiretas. As ações podem ser: a) ações permanentes, que ocorrem com valores constantes ou de pequena variação em torno de sua média, durante praticamente toda a vida da construção (peso próprio da estrutura e peso das telhas de uma cobertura, por exemplo); b) ações variáveis, que ocorrem com valores que cuja variação é significativa...
tracking img