Madeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA PROFISSIONAL ATLÂNTICO
Ano Letivo - 2014 / 2015
Curso: Técnico de Turismo_________________________________________ Turma: H
Disciplina: Geografia
Módulo nº 1: Portugal - Áreas Urbanas _____________________Ano: 2º
Data: 8 de Novembro de 2014 ______________________Professor (a): Miguel Chicória



Trabalho realizado pelos alunos/as:
Lisete Carvalho Nº13
Marta SerrãoNº14

Redatora (as):
Lisete Carvalho Nº 13
Marta Serrão Nº14




Itinerário Turístico pela cidade do Funchal

Este trabalho foi nos proposto pela professo Miguel Chicória da disciplina de Geografia, no requisito de nota para o 1º Módulo –Portugal - Áreas Urbanas.

























Introdução

Este relatório foi elaborado no âmbito da disciplina deGeografia com o objetivo de ver como é que as ruas da cidade do Funchal estão organizadas, e também ficando a conhecer que tipo de serviços cada rua oferece e para quê é que são mais direcionadas .
Neste relatório consta tudo o que conseguimos captar das informações que nos foram proporcionadas , ou seja, tudo aquilo que fomos vendo e ouvindo, enquanto fazíamos de certa forma um itinerárioturístico pela cidade do Funchal. Consta também no relatório uma conclusão onde fizemos referência a tudo aquilo que aprendemos com esta experiência.



















Desenvolvimento

No dia 3 de Novembro de 2014 por volta das 11h30, nós, a turma H do 2º ano do curso de Técnico de Turismo da Escola Profissional Atlântico, realizou uma visita de estudo por algumas das ruas maisimportantes da cidade do Funchal. Com o objetivo ficarmos a conhecer como está organizada a mesma e de realizarmos um relatório, para isso a turma foi dividida em vários grupos de dois alunos, optando alguns deles por realizá-lo individualmente.

Em primeiro lugar, antes de sairmos da escola, o professor fez uma breve introdução sobre o que iríamos ver/fazer durante a visita de estudo e distribuiuum pequeno mapa da cidade para nos orientarmos durante a visita. Depois demos início à mesma.

Por volta das 11h40, chegámos à primeira paragem, ao Dolve Vita, o professor disse-nos que no lugar do atual centro comercial, existia uma antiga fábrica. Agora o espaço dá lugar ao Dolce Vita, um centro comercial localizado no centro da cidade que oferece serviços tais como farmácia, correios,tribunal, biblioteca, apartamentos de luxo, várias lojas (comércio de luxo). Disse-nos também que hoje em dia a ribeira que lá passa está a ser reconstruída de maneira a aumentar o seu caudal e os passeios, alargando-os proporcionando uma melhor circulação de peões.


De seguida, dirigimo-nos à segunda paragem, à Rua das Aranhas. Foi-nos dito que ali há muitas lojas e cafés/restaurantes, habitaçõestambém muito caras, escritórios e várias lojas de produtos tradicionais.

A nossa terceira paragem foi a Avenida Arriaga, ou a popularmente chamada Placa Central uma das mais importantes artérias da cidade. Nesta avenida há outro tipo de serviços, como por exemplo, o centro comercial Marina Shopping, escritórios e algumas lojas, a Loja do Cidadão (a maior parte dos serviços localizam-se aqui,está localizado no centro da cidade) e vários Bancos, como o Novo Banco.



Na quarta paragem, a Rua do Conselheiro o professor disse-nos que ali se localiza o Jardim Municipal, o 1º espaço verde centrado no Funchal, o edifício que incluía a Loja do Cidadão e as suas habitações caras e, ainda que no rés-do-chão das mesmas se podia encontrar vários escritórios e um café.

De volta à AvenidaArriaga, um pouco mais a frente de onde tínhamos estado anteriormente, vimos que há outro tipo de oferta de serviços como já foi dito antes, ali localiza-se o famoso Teatro Baltazar Dias e o seu emblemático Café Teatro, este espaço oferece várias atividades de lazer pois é uma rua essencialmente turística. Ali temos também o Ritz que antigamente era um stand de automóveis que fechou portas...
tracking img