madeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Madeira na construção civil
Construção civil pesada interna
Engloba as peças de madeira serrada na forma de vigas, caibros, pranchas e tábuas utilizadas em estruturas de cobertura, onde tradicionalmente era empregada a madeira de peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron).
Construção civil leve externa e leve interna estrutural
Reúne as peças de madeira serrada na forma de tábuas e pontaletesempregados em usos temporários (andaimes, escoramento e fôrmas para concreto) e as ripas e caibros utilizadas em partes secundárias de estruturas de cobertura. A madeira de pinho-do-paraná (Araucaria angustifolia) foi a mais utilizada, durante décadas, neste grupo.
Construção civil leve interna decorativa
Abrange as peças de madeira serrada e beneficiada, como forros, painéis, lambris eguarnições, onde a madeira apresenta cor e desenhos considerados decorativos.
Construção civil leve interna de utilidade geral
São os mesmos usos descritos acima, porém para madeiras não decorativas.
Construção civil leve, em esquadrias
Abrange as peças de madeira serrada e beneficiada, como portas, venezianas, caixilhos. A referência é a madeira de pinho-do-paraná (Araucaria angustifolia).Construção civil assoalhos domésticos
Compreende os diversos tipos de peças de madeira serrada e beneficiada (tábuas corridas, tacos, tacões e parquetes).
Utilização da Madeira na fabricaçao do papel
O papel tem uma das mais notáveis histórias. Foi descoberto há mais de 2000 anos atrás pelos chineses! Por muito tempo, o papel foi fabricado de linho, e fibra de algodão, mas o crescimento de seuuso conduziu a uma procura para matérias-primas novas. Em 1840, um alemão chamado Keller teve a idéia de moer a madeira em um moinho para extrair a fibra. Isto produziu a primeira polpa de madeira. A tecnologia de fabricação de papel fez grandes avanços desde então, especialmente nos últimos 20 anos. As cinco fases principais em fabricação de papel, porém, permanecem inalteradas.
Madeira, umprecioso recurso, é principalmente usado na produção de tábuas, mas também é a matéria prima na fabricação de papel. Nas florestas plantamos os eucaliptos uma das principais arvores usada na fabricação do papel, que após sete anos, estão prontos para serem cortadas. Após o corte as toras são descascadas e estas cascas é recuperada e usada como combustível para produzir vapor e eletricidade.
A madeiraé feita principalmente de fibras celulosas aderidas umas às outras com uma "cola" chamada lignina. Para converter madeira em polpa, devemos então separadas estas fibras ou seja remover a lignina. Para isso existe algum processo para a obtenção da polpa:
Processo Mecânico - A polpa é obtida na prensagem dos troncos contra pedras de moer na presença de água. O processo pode ser mais eficiente seantes passar a madeira em refinadores. Muito freqüentemente, este desfibrar é terminado na presença de vapor e o produto é chamado de polpa termomecânica. A adição de reagente para a separação das fibras celulosas da lignina resulta em polpa termoquimimecânica. Podem ser usados estes tipos diferentes de polpas mecânicas, por exemplo, para fabricação de papel jornal.
Processo Químico - Polpa química(normalmente chamado de processo "KRAFT" que em alemão que dizer "FORTE"). Neste processo os cavacos estão misturados com substâncias químicas e cozido a alta pressão em imensos vazos de pressão chamados digestores. A ação combinada das substâncias químicas e o calor dissolve o lignina e as separa das fibras. Papéis feitos de polpa química são muito fortes. Por exemplo, eles são usados fazerbolsas de supermercado.
Processo por reciclagem
Reciclagem do papel é feito com aparas(pedaços de papel) misturando água e desintegrando em pulpers (liqüidificadores enormes). Contaminantes (plástico, metal, copo, polyetileno, etc.) é afastado da mistura usando telas e limpadores. Se necessário, da polpa resultante é feito a retirada da tinta pela ação combinada de água, substâncias químicas,...
tracking img