Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO -5 SISTEMA KEYNESIANO ( I ) O PAPEL DA DEMANDA AGRAGADA

A economia Keynesiana desenvolveu-se tendo como plano de fundo a depressão mundial na década de 1930.A atividade econômica entrou em
um declínio em extensão e gravidade sem precendentes na época.O efeito da Depressão sobre a economia dos Estados Unidos.
O economista britânico Jonh Maynard Keynes,cujo o livro “A Teoria Geral doEmprego do Juro e da Moeda” é base do sistema Keynesiano,foi mais influenciado pelos eventos de seu próprio país do que pelo menos nos Estados Unidos. Na Grã-Bretanha, o alto desemprego começou nos primeiros anos da década de 1920 e persistiu por toda a década de 1930.

O modelo Keynesiano Simples: Condições para o Produto de Equilíbrio

Uma noção fundamental do modelo Keynesiano é que , paraque o produto esteja em equilíbrio é necessário que o produto seja igual à demanda agregada.Em nosso modelo simples ,essa condição de equilíbrio pode ser expressa como: Y = DA (5.1) onde y é igual ao produto total (PNB) e DA é igual à demanda agregada, aos dispêndios desejados.A demanda agregada (DA) consiste em três componentes: o consumo das famílias ( C ) ,a demanda por investimento ( I ) e ademanda de bens e serviços por parte do setor governamental ( G ). Portanto, em equilíbrio temo:
Y= DA = C + I + G (5.2)
A forma mais simples de (5.2) e das identidades examinadas mais adiante resulta da desconsideração de vários detalhes na definição do PNB e da renda nacional.As exportações e as importações não aparecem na equação.Estamos lidando com umaeconomia fechada ,omitindo o comércio exterior.
Equação Y=C+S+T (5.3)
A equação (5.3) é uma definição contábil ou identidade que afirma que a renda nacional ,cuja totalidade se supõe seja paga às famílias em troca dos serviços de seu fatores de produção é consumida ( C ), poupada ( S ) ou paga em impostos ( T).Adicionalmente ,pelo fato de Y ser o produto nacional, podemos escrever: Y= C+ I + G quedefine o produto nacional como sendo igual ao consumo,mais investimentos e mais os gastos.
Os componentes da Demanda Agregada

Consumo
Os dispêndios dos consumidores costumam ser maior componentes da demanda agregada.O consumo desempenha um papel central na teoria Keynesiana de determinação da renda.
Keynes acreditava que o nível de dispêndios por parte dos consumidores fosse uma funçãoestável da renda nacional menos os pagamentos líquidos de impostos (Yd=Y – T ). Keynes não negava que outras variáveis além da renda afetassem o consumo,mas acreditava que a renda era o fator dominante para a determinação do consumo.

Investimento
O investimento também era uma variável chave no sistema Keynesiano.Na opinião de Keynes, a mudança nos dispêndios com investimentos desejado era umdos principais fatores responsáveis pelas alterações na renda.
Como observamos anteriormente, Keynes acreditava que o consumo fosse uma função estável da renda disponível. Isso não implicava que os dispêndios do consumo não iriam variar no decorrer do tempo. Os dispêndios com consumo não seriam, contudo uma fonte independente e importante para explicar a variabilidade da renda admitindo aausência de outros fatores forçando alterações nessa variável. O consumo era, fundamentalmente, um dispêndio induzido, dependente do nível de renda.
Para explicar as causas subjacentes aos movimentos da demanda agregada e , por conseguinte, da renda, Keynes procurou pelos componentes autônomos da renda agregada, determinados, em grande medida , independentemente da renda corrente. Quando essescomponentes dos dispêndios se alteravam, a renda variava. Keynes acreditava que os investimentos eram o componente autônomo da demanda agregada que exibia a maior variância. Ele achava que a variabilidade dos dispêndios com investimentos era a principal responsável pela instabilidade da renda.






Determinando a Renda de Equilíbrio
A renda do equilíbrio (Y) é a variável endógena a ser...
tracking img