Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÃO 01: A FIGURA ABAIXO MOSTRA A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO DE UM PAÍS QUE PRODUZ SOMENTE DOIS BENS: ALIMENTOS (NO EIXO VERTICAL) E MÁQUINAS (NO EIXO HORIZONTAL). ANALISE A CURVA E RESPONDA: (VALOR = 1.50 – 0.25 CADA ITEM)



a) Qual é a quantidade de alimento e de máquinas produzida no ponto B?
Resposta: a quantidade de alimento no ponto B é de 30 toneladas e a quantidade demáquinas é de 20 milhares.

b) Se produzir no ponto B, o país estará sendo eficiente? Justifique sua resposta.
Resposta: Sim, pois o ponto B está apresentado na curva de possibilidade de produção, no caso o país está trabalhando na em sua curva de possibilidade, onde esta utilizando todos os seus recursos produtivos eficientemente. Sendo assim ele está em máxima capacidade produtiva.

c) Qual éa quantidade de alimento e de máquinas produzida no ponto Y?
Resposta: a quantidade de alimento no ponto Y é de 30 toneladas e a quantidade de máquinas é de 10 milhares.

d) É vantajoso para o país produzir no ponto Y? Justifique sua resposta.
Resposta: Não, pois o mesmo não está utilizando todos os seus fatores de produção disponíveis. Assim pode-se dizer que ele está operando com capacidadeprodutiva ociosa.

e) O ponto Z é uma alternativa de produção viável para este país? Justifique sua resposta.
Resposta: Não, o ponto Z só seria viável se o país tivesse recursos produtivos para a realização de sua produção. No caso da figura o ponto Z está representando uma combinação impossível de produção, pois indica que a produção seria maior do que a capacidade produtiva da sociedade.f) Qual é o custo de oportunidade de o país deixar de produzir no ponto B e passar a produzir no ponto C?
Resposta: o país irá produzir 20 toneladas a mais de alimentos, enquanto que o número de máquinas irá diminuir 5 milhares a menos que o ponto B, sendo assim o custo de oportunidade não mudará pois ainda fará parte da curva de possibilidade de produção.

QUESTÃO 02: COM relação aos sistemaseconômicos, Capitalismo e Socialismo, ASSINALE VERDADEIRO OU FALSO. JUSTIFIQUE A(S) FALSA(S) (VALOR = 1.5 - 0.20 CADA V OU F E 0.25 CADA JUSTIFICATIVA)

a) Em todos os países chamados capitalistas, inexiste a participação do Estado na economia; as propriedades são sempre de indivíduos. Falsa
A alternativa é falsa, pois atualmente existe a participação do Estado nos países capitalistas. O Estadocontrola a economia arrecadando impostos que contribui para os investimentos em infraestrutura básica de um país.

b) Os países capitalistas desenvolvidos normalmente exportam produtos manufaturados e importam produtos primários. Verdadeira

c) Países como o Brasil e os Estados Unidos possuem uma economia mista. Verdadeira

d) O princípio básico do Capitalismo é a propriedade privada dosmeios de produção. Verdadeira

e) Uma economia planificada é caracterizada por intensa concorrência e pouca atuação do Estado na economia. Falsa
A alternativa é falsa, pois a economia planificada, também chamada de economia centralizada, tem a sua produção econômica planejada por especialista, onde seus meios de produção são propriedade do estado, neste caso há a atuação do estado na economiaplanificada. É o Estado que decide quanto será investido, no entanto, o mesmo interfere nos assuntos comerciais de um país. A mesma não pode ser caracterizada por intensa concorrência, pois procura atender as necessidades sociais diferente da economia de mercado que trabalham com a oferta e a demanda em busca de lucro.



QUESTÃO 03: QUAL É A PRINCIPAL FONTE DE RIQUEZA DE UMA NAÇÃO SEGUNDO ASESCOLAS DO PENSAMENTO ABAIXO: (VALOR = 1.00)
a) Mercantilismo: No mercantilismo a principal fonte de riqueza de uma nação era o acumulo de metais preciosos, ou seja, eles tinham a ideia de que quanto mais possuíssem metais preciosos o país se tornaria uma grande potencia econômica e mais forte se tornaria em relação a outros países. No entanto para o acumulo dos metais os mesmo proibiam suas...
tracking img