Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definições
Pnb efectivo- é a medida de todos os bens e serviços finais efectivamente produzidos numa economia num dado ano. A sua evolução ao longo do tempo nem sempre é constante, evidenciando antes períodos de expansão rápida seguidos de outros em que se contrai.
Produto potencial- indica o volume total de bens e serviços que a economia seria capaz de produzir se todos os recursos disponíveisestivessem a ser totalmente utilizados e de forma mais eficiente possível.
Ciclo Economico- as flutuações do produto constituem ciclos económicos durante os quais o emprego diminui na fase recessiva do ciclo, enquanto na fase expansionista o nível de emprego tende a aproximar-se da plena utilização.
PIb- mede o que foi produzido nas empresas localizadas num pais num determinado período detempo. Inclui não só o valor de todos os bens produzidos, como também o valor dos serviços prestados.
Pnb- mede o total do produto realizado por nacionais estejam ou não localizados no território em causa. Se ao PIB adicionarmos os rendimentos auferidos por portugueses no estrangeiro e subtrairmos os rendimentos auferidos por estrangeiros na sua actividade produtiva em Portugal.
Optica da Produçao-o PNB corresponde ao somatório dos valores acrescentados nos diversos sectores de actividade económica. Por valor acrescentado queremos referir-nos ao valor bruto da produção deduzido do consumo intermédios utilizados na sua obtenção.
Optica do rendimento- o produto é obtido pelo somatório de todos os salários, juros, lucros e rendas pagos na economia durante um determinado período de tempo. Osfactores produtivos, ao receberem estes rendimentos como retribuição pela sua participação na produção final, afecta-nos à aquisição de bens e serviços, à poupança, ao pagamento de impostos e a transferências pata o exterior.
Optica da Despesa- o produto inclui as despesas de consumo realizado pelos particulares, as despesas publicas, as despesas em bens de investimento realizado pelas empresas eas vendas realizadas para o exterior: exportações. Ou seja, o produto é medido pelas despesas realizadas pelos particulares, pelo estados, pelas empresas e não pelos residentes em bens e serviços finais produzidos internamente e que permitem o pagamento dos factores que intervêm e que permitem o pagamento dos factores que intervêm na sua produção.

Consumo, Rendimento e Poupança
O produtopode ser medido segundo várias ópticas diferentes. Dessa afirmação resulta que o produto, rendimento e a despesa deveriam ser iguais.
Podemos informar que Y=D, pois a despesa só pode ser feita se existirem bens e serviços disponíveis no mercado, que por sua vez, só podem ser produzidos pela utilização de factores produtivos que implicam uma renumeração e por um valor precisamente igual à produçãoefectuada.
Podemos ainda dizer que I=S, partindo do pressuposto de que as despesas em bens de investimento e as despesas em bens de investimento e as despesas de consumo realizam-se pelo sector privado e não dependem de nenhuma outra variável exógena.
Isto pode deduzir a ideia de que quando o investimento autónomo(ou seja consumo autónomo),aumenta, o nível agregado das despesas também aumenta, econsequentemente o nível de equilíbrio do rendimento. Então, maior despesa agregada significa maior procura dirigida as empresas que assim recebem o estimulo para aumentar a sua produção e o emprego. Assim, o RN aumenta, ou seja, o nível de produto é a curto prazo determinado pela procura.
O montante do rendimento que não é usado para consumo, constitui a poupança, fundamental para a realizaçãodo investimento. Este representa aumentos do potencial produtivo e é o motor essencial do crescimento a longo prazo. Nem todo o consumo corresponde a uma destruição imediata, como acontece com a generalidade dos bens alimentares .Muitos bens de consumo podem ser usados ate se desgastarem .
A despesa em bens duradouros reage com maior intensidade a alterações do rendimento do que as despesas com...
tracking img