Macro e microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da macroeconomia e da microeconomia.
A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto. Seu propósito é obter uma visão simplificada da economia que, porém, ao mesmo tempo, permite conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou de um conjunto de países. Em suma a macroeconomiaocupa-se do comportamento global do sistema econômico refletido em um número reduzido de variáveis. Por outro lado a microeconomia é aquela parte da teoria econômica que estuda comportamentos das unidades, tais como os consumidores, as indústrias e empresas, e suas inter-relações. Estuda os mercados que operam os demandantes e ofertantes de bens e serviços. Sob uma perspectiva microeconômica,considera-se a atuação das diferentes unidades econômicas como se fossem unidades individuais.
2. Sintetize os objetivos de política econômica.
A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países. Estas ações são executadas pelos agentes de políticaeconômica, a saber: nacionalmente, o Governo, o Banco Central e o Parlamento e internacionalmente por órgãos como, por exemplo, o FMI, o Banco Mundial e o Ex-Im Bank . Cada vez mais há uma interação com entidades multinacionais, pelo fato de a economia da maioria dos países encontrar-se globalizada.
Os objetivos da política econômica são:
a) alto nível de emprego;
b)Estabilidade de Preços: Combate à inflação, que é o aumento contínuo e generalizado de preços, e as distorções que esta acarreta, como veremos no capítulo 13, são um objetivo da política econômica;
c) Distribuição Eqüitativa de Renda;
d) Crescimento Econômico: Aumentar a capacidade produtiva da sociedade, aumentando o produto potencial deve ser um objetivo de longo prazo da políticaeconômica.
3. Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com melhoria no grau de distribuição de renda. Você concorda? Justifique sua resposta.
Políticas de estabilização da inflação são compatíveis com a melhoria no grau de distribuição de renda. O controle inflacionário ou o fim do "imposto inflacionário" representa um dos principais pilares para a distribuição igualitária da rendanuma economia. Pois simboliza o repasse direto e indireto de renda às classes mais baixas da sociedade. As pessoas mais pobres não têm como se proteger dos efeitos de um processo inflacionário, pois não tem acesso aos bancos ou a investimentos que possam lhe garantir rendimentos ao menos iguais a inflação (como a caderneta de poupança, por exemplo). Com isso, sem essa proteção, elas nada podem fazerse não ver seus recursos perderem valor ao longo do tempo. Ou seja, num processo inflacionário onde as taxas de inflação chegam a 50% ao mês. Uma pessoa que ganha $100,00/mês, não terá como juntar dinheiro e nem planejar gasto de longo prazo, pois em um mês terá perdido $50,00 mesmo sem ter comprado absolutamente nada, apenas fruto do "imposto inflacionário" e da desvalorização da moeda.Obviamente que a busca pelo controle da inflação, trará inevitavelmente, alguns efeitos colaterais no curto prazo, como o aumento do desemprego por exemplo. Mas ainda assim, o combate a inflação deveria ser prioridade para qualquer governo e os efeitos colaterais devem ser sanados no longo prazo.
A afirmação não é correta, pois políticas de estabilização da inflação, ao reduzir as perdas dostrabalhadores (principalmente os de baixa renda), para os quais a inflação é um imposto, melhora a renda real dessa classe de renda. O ocorrido no período imediato ao Plano Real, de junho de 1994, ilustra esse ponto.
4. Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre as metas de melhoria no grau de distribuição de renda e a busca do crescimento econômico, à luz da experiência brasileira no período do...
tracking img