Maconha e tabaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Maconha é o nome dado no Brasil ao vegetal Cannabis sativa, popularmente como: marijuana, fumo, bagulho, manga rosa, liamba, mulatinho. Sua presença foi relatada no Brasil no século XVIII, para a produção de fibras. A planta Cannabis sativa produz mais de 400 substâncias químicas que interferem na fisiologia humana. Uma delas é o THC (tetrahidrocanabinol) que é aprincipal responsável pelos efeitos da maconha. Os efeitos da maconha dependem da quantidade, potência da fumaça inalada em termos do THC, personalidade, influência do meio onde se fuma e se esperam certas sensações. Observa-se que depois da inalação da fumaça, os compostos voláteis da maconha chegam rapidamente à corrente sangüínea, através dos alvéolos pulmonares, e logo produzem efeitos.
Já oTabaco é uma planta cujo nome cientifico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída uma substância chamada nicotina, seu princípio ativo. A dependência da nicotina é uma das doenças crônicas mais comuns na população. Ao contrário do álcool e drogas ilícitas, a nicotina não causa quadros agudos de overdose no dependente, também não leva a comportamentos agressivos, e nem piora no desempenho na direçãode veículos, por isso ela choca menos a sociedade do que outras drogas psicoativas. Porém, o tabagismo, segundo vários estudos, é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil e quase 50 doenças diferentes.
Relataremos no presente trabalho alguns dos efeitos fisiológicos causados por ambas as drogas citadas acima, descrevendo suas principais ações sobre mudanças no funcionamento dosprocessos cerebrais, na interferência no metabolismo celular e conseqüentes prejuízos fisiológicos, muitas vezes irreversíveis ao organismo humano. Denotar assim, a forma adequada do tratamento e suas possíveis interações medicamentosas para que com tal conhecimento o tratamento tanto farmacológico quanto não farmacológico tenha a eficácia esperada.







2. HISTÓRICO DA MACONHAO primeiro registro escrito do uso de Cannabis sp. aparece no livro Book of Drugs, escrito em 2737 A.C. pelo imperador chinês Shen Nung: ele a prescrevia para tratamento de gota, de malária, de dores reumáticas e de doenças femininas. Por milhares de anos, foi utilizada como medicamento e dessa droga extraiam fibras para a fabricação de tecidos.
Durante os séculos de colonizações econquistas, seu uso se espalhou pela Ásia Central, Norte da África e Europa, estendendo-se por diversos países. Entre 1839 e 1900, mais de 100 estudos médicos sobre a cannabis foram publicados, sendo os principais usos para: depressão, inflamação, tumores, artrite, gota, doenças venéreas, incontinência, asma, insônia, cãibra, tosse, icterícia.
Em 1937 o “Marijuna Tax Act” tornou o uso dacannabis ilegal, e isso dificultou a prescrição pelos médicos. Em 1941, ela foi removida da Farmacopéia Americana e do Formulário Nacional. Somente em 1964 que dois químicos israelenses, Y. Gaoni e R. Mechoulam isolaram e sintetizaram o ingrediente ativo delta-9-THC. Assim o THC era fabricado e distribuído para uso médico com o nome comercial de Marinol.
Durante a metade do século 19, o uso dacannabis se tornou muito popular entre escritores, poetas e artistas da Europa, sendo que nessa época ela também foi popular nas Universidades Inglesas. No início ao século XX o uso da maconha como medicamento praticamente desapareceu do mundo ocidental, em razão da descoberta de drogas sintéticas (novos medicamentos). A prevalência do uso da cannabis se acentuou muito no final dos anos 1960,atingindo um pico no final de 1970, e início de 1980.
No Brasil, a planta foi introduzida pelos negros africanos trazidos como escravos, sendo seu uso proscrito em qualquer situação. Nos Estados Unidos e Canadá, no entanto, a maconha e seus derivados sintéticos já são autorizados, quanto a sua utilização como medicamentos em pacientes com HIV, câncer, esclerose múltipla e muitas outras...
tracking img