Canabis sativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ntrodução
Falaremos neste trabalho, sobre esta droga que cada dia mais vêm tendo destaque nos nosso cotidiano de forma direta e indireta.

Com efeito devastador, a maconha entra na vida das pessoas, e acaba destruindo vidas e famílias. Vermos também as formas de uso, como ela atua no organismo, seus efeitos, alem da sua história e estrutura.

História

Os primeiros registros históricosdo uso da Cannabis sativa para fabricação de papel, datam de 8000 anos a.C, na China. Depois os chineses descobriram e desenvolveram outras formas de uso da planta, principalmente para produção de artigos textêis e medicina. Mais tarde, outras sociedades, como os gregos, romanos, africanos, indianos e árabes também aproveitaram as qualidades da planta, fosse ela consumida como alimento, medicina,combustível, fibras ou fumo. Entre os anos de 1000 a.C. até meados do século XIX, a maconha (incluindo cânhamo) foi a maior agricultura do mundo, produzindo a maior parte dos papéis, combustíveis, artigos textêis e sendo, dependendo da cultura que a utilizava, a primeira, segunda ou terceira medicina mais usada. Sua grande importância histórica se deve ao fato da maconha ter a fibra natural maisresistênte e forte do que todas as outras, podendo ser cultivada em praticamente qualquer tipo de solo, além de ser uma das plantas medicinais mais importantes e uma das maiores fontes de inspiração religiosa entre povos nativos da africa e do oriente.

Conhecendo a estrutra Cannabis sativa é uma planta herbácea da família das Canabiáceas (Cannabaceae), amplamente cultivada em muitas partes domundo. As folhas são finamente recortadas em segmentos lineares; as flores, unissexuais e inconspícuas, têm pêlos granulosos que, nas femininas, segregam uma resina; o caule possui fibras industrialmente importantes, conhecidas como cânhamo; e a resina tem propriedades estupefacientes (sensações semelhantes às produzidas pelo ópio).A substância psicoativa presente na maconha e no haxixe é odelta-9-tetrahidrocanabinol (THC). Geralmente a maconha e o haxixe contêm até 8% de THC, mas algumas variedades de maconha, (cruzamentos entre a espécie sativa e indica, comumente conhecidas como Skunk, produzem recordes na marca de 33% de THC.

Em tempos passados a maconha somente poderia ser "colhida" na Europa e em regiões circunvizinhas no período entre setembro e dezembro. Na década de 90iniciou-se o cultivo artificial da maconha, quando foi introduzida uma nova técnica, utilizando luzes artificiais como as de vapores de sódio e as multi-vapores (mercúrio e outros gases componentes). Durante este período (década de 90), os estudos e investimentos na cannabis cresceram tanto que hoje existem milhares de empresas no mundo que se dedicam dia a dia no melhoramento genético desta planta.Ação esta que proporcionou a existência de uma infinidade de tipos de cannabis, centenas de Híbridos, Sativas, Índicas.Uso medicinal A Cannabis sativa também pode ser usada com fins medicinais como agente antiemético, estimulador de apetite, auxiliar contra espasmos musculares e movimentos desordenados, sendo útil também em casos de glaucoma, porém em doses muito altas, sendo assim ela é capaz deauxiliar pessoas no tratamento de doenças com doença de Parkinson, esclerose múltipla, traumatismo raquimedular, câncer, desnutrição, AIDS ou com qualquer outra condição clínica associada a um quadro importante de dor crônica.Atualmente, em alguns países a maconha é legalizada, unicamente para fins medicinais Para lazer, somente na Holanda.

Proibição

A comercialização da planta foi proibidanos Estados Unidos por volta de 1930; o país também efetuou uma forte propaganda em torno do assunto, o pivô do movimento sendo o político Harry J. Aslinger. As motivações de Aslinger bem como a veracidade científica das informações veiculadas na época (algumas ainda circulando nos dias de hoje) permanece muito controversa.Foi proibida no Brasil primeiramente em Grajaú, em 1938. Até então...
tracking img