Machado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Machado de Assis
Ele conta desde as memórias dele quando criança, sua vida adulta, meia idade, suas paixões, seu olhar realista sobre uma sociedade hipócrita até asua morte, aos 64 anos. Bom a história começa com a narração da morte dele, ele faz alguns comentários que a princípio o leitor não entende, mas com o decorrer da leitura vai se ligando cadacomentário.
Ele conta suas traquinagens de quando era criança e que era muito mimado pelo pai. Daí veio a primeira paixão, aos dezessete anos, por Marcela, que o fez gastar 11 conto de réis, com isso ele ganhoua insatisfação do pai, que o mandou para a Europa, mas precisamente a universidade de Coimbra. Estudou, esqueceu Marcela e voltou para o Rio de Janeiro por causa da morte de sua mãe.
Seu pai desejaque ele se case e se torne político, arranja uma noiva, chamada Virgília, filha do conselheiro Dutra, mas ela acaba se casando com o Lobo Neves e que acaba entrando na carreira política. Seu paimorre, muito triste porque não viu seu filho casado e nem político.
Ai vem sua grande paixão. Ele reencontra Virgília, que mesmo casada começa um relacionamento com ele. E com essa paixão vem a grandealegria da vida dele, saber que ela está grávida dele, mas o bebê morre antes de nascer. Ele arruma uma casa na Gamboa para ele e sua amante se encontrarem, porque estavam tendo desconfianças. Elesconvencem Dona Plácida a aceitar o encontro do casal.
Vem a parte interessante da história o encontro dele com Quincas Borba, que eram amigos de infância, personagem de Machado de Assis. Lobo Neves énomeado presidente de província do norte e leva sua esposa junto, separando os dois amantes.
Sabina sua irmã resolve arrumar uma noiva para ele, que está com quarenta e tantos anos, que é Eulália ou maisconhecida como Nhã-Loló, mas ela morre de febre amarela, e parece que seu destino é ficar sozinho mesmo.
Para seguir em frente Cubas tenta virar ministro, mas não consegue. Neste tempo Virgília...
tracking img