Macaco hiddráulico

573 palavras 3 páginas
MECANISMOS E DINÂMICA DAS MÁQUINAS ATPS - PROPOSTA 01
DESAFIO O trabalho em questão deve ser realizado em grupo, e o memorial de cálculo e desenhos será entregue ao professor na data definida pelo mesmo, respeitando-se os prazos de entrega de cada etapa. Esta atividade é muito importante para a vida prática, pois vai agregar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e exigir de cada um o conhecimento técnico de mecânica aplicada a máquinas e mecanismos. Ao final de cada etapa, o grupo deverá entregar uma produção concreta, que consiste em memorial de cálculo, desenhos e diagramas de esforços para a situação-problema.
Objetivo do desafio Neste desafio vocês deverão resolver uma situação-problema referente à análise das solicitações em um macaco tipo sanfona de automóvel (análise de deflexões e tensões).
ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas) Aula-tema: Energia cinética de um ponto material. Esta atividade é importante para que você desenvolva uma análise de solicitações de um macaco sanfona para automóvel. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS Passo 1 (Equipe) Entenda o desenho da situação-problema proposta. Temos uma peça (macaco sanfona) com as medidas dimensionais e esforços aos quais está submetida, indicando as condições de trabalho.
FACULDADE ANHANGUERA DE MATÃO Via Augusto Bambozzi, 100 – Bairro Boa Vista – Matão/SP (16) 3394 1420 – CEP 15993 - 200 www.anhanguera.com Figura 1 – Desenho do macaco
Passo 2 (Equipe) Elabore um croqui do desenho, para entender as solicitações no equipamento. Seu croqui deve conter as dimensões físicas, esforços e ser amplo o bastante para haver clareza na montagem do diagrama de forças.
Passo 3 (Equipe) Considere, no desenho, a força P=1000 lb (4448 N) na posição mostrada pelo vetor na parte superior da figura e analise o equipamento como bidimensional, ou seja, a força aplicada pelo carro e o macaco estão exatamente na vertical.
Passo 4 (Equipe) Considere que

Relacionados