Luz ritmica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Luz Rítmica (ART099)


Um aparelho que utiliza uma tecnologia eletrônica não muito avançada e por isso é acessível até mesmo para os montadores menos experientes é o circuito de luz rítmica.
Ligado à saída de um equipamento, junto com os alto-falantes, ele faz um conjunto de lâmpadas comuns piscar ao ritmo da música. Com o uso de lâmpadas coloridas pode-se fazer uma decoração muitointeressante de um salão para festas.
Neste artigo descrevemos a montagem de um sistema de luzes rítmicas que pode controlar até 300 watts de lâmpadas na rede de 110 V e ser for ligado na rede de 220 V, com os componentes apropriados, pode controlar até 600 watts de lâmpadas. Isso significa que podem ser ligadas em paralelo até mesmo 7 lâmpadas de 40 W ou 12 lâmpadas de 25 W, cercando todo umsalão, com um bom efeito decorativo. O leitor pode montar entretanto dois sistemas iguais para ligar um em cada canal de seu sistema de som, dobrando assim a potência do efeito. O importante do circuito é que ele é ligado junto com os alto-falantes, não exigindo desta forma nenhuma modificação no equipamento e além disso utiliza um transformador que o isola, para maior segurança.
Como Funciona
Ocomponente principal deste projeto é um SCR ou Diodo Controlado de Silício que funciona como uma sensível "chave eletrônica" que liga quando sinais elétricos são aplicados ao seu elemento de controle. O elemento de controle é chamado gate ou comporta (normalmente abreviado por g nos circuitos). Assim, o que fazemos é pegar uma parte do sinal de som que iria para os alto-falantes e, através de umtransformador, aplicá-lo à comporta do SCR. Retificando este sinal através de um diodo e depois fazendo uma pequena filtragem com um capacitor, podemos controlar sua intensidade através de P1, de modo que ele ligue o SCR apenas nos picos do som, ou seja, quando o som se torna mais forte. Isso é mostrado na figura 1.

Figura 1 - Comportamento do circuito em função de um sinal de áudio.
Como amúsica é formada por variações rápidas de intensidade que normalmente seguem seu ritmo, o SCR vai ligar e desligar rapidamente acompanhando-a. O SCR controla justamente a corrente que vai para a lâmpada de modo que ela vai piscar justamente nos momentos em que ele ligar. Veja que é importante a presença de P1 (potenciômetro) pois ele permite que se ajuste o ponto do disparo do SCR conforme o nível desom de cada música.
O resistor R1 é outro elemento importante do circuito pois ele evita que excesso de potência seja drenada do sistema de som, o que poderia saturar o circuito do SCR. Conforme a potência do sistema de som devemos escolher este componente. A tabela abaixo nos dá os valores deste componente para diversos equipamentos de sons comuns:
Tabela:
Potência do Equipamento Tipo deEquipamento Valor de R1
0 a 10 W Pequenos rádios, aparelhos de som três em um alimentado por pilhas 22 ohms x 1 W
10 a 25 W Amplificadores três em um e som de média potência 33 ohms x 1 W
25 a 50 W Três em um médios e amplificadores maiores 47 ohms x 2 W
50 a 100 W Som pesado e amplificadores maiores 100 ohms x 2 W
Montagem
Na figura 2 temos o diagrama completo do sistema de luz rítmica.Figura 2 - Diagrama completo do aparelho.
No caso temos a representação de apenas um dos canais. Para um sistema estéreo devem ser montados dois circuitos iguais. A montagem pode ser feita tanto com base numa placa de circuito impresso como ponte de terminais. Se bem que a montagem em ponte de terminais esteticamente não seja a melhor e também cause alguns problemas de espaço, é a mais indicada paraos iniciantes.
A disposição dos componentes para esta montagem é mostrada na figura 3.

Figura 3 - Montagem com base numa ponte de terminais.

Para a montagem em placa de circuito impresso temos a disposição mostrada na figura 4.

Figura 4 - Versão da montagem em placa de circuito impresso.
Veja que a polaridade de componentes como o diodo e o SCR precisam ser observadas. O SCR deve...
tracking img